Decifre os visitantes do seu site

Conheça os seus clientes com serviços de análise de dados.
Serviços de análise de dados, como o Webtrends ou o Google Analytics, podem ajudá-lo a conhecer melhor os seus clientes. Mas, com o volume cada vez maior de informações disponíveis na rede, a avaliação nem sempre é tão simples. Saiba o que realmente importa e entender o acontece com o seu site.

Visitantes únicos
Representa o número exato de pessoas que visitaram o seu site em um determinado período. Serve para calcular a popularidade da sua página. Se o número estiver abaixo do esperado, é sinal de que o plano de mídia está errado. Para quem busca divulgação de marca e relacionamento com clientes na internet, a quantidade de visitantes únicos é extremamente relevante. Já para as empresas que querem vender na rede, a qualificação do público é mais importante. “É muito mais importante vender mais com menos acessos. Ter mais acessos de que vendas significa que se está atraindo pessoas que não têm interesse ou não podem comprar os seus produtos”, diz Flávio Del Puente, Gerente de Marketing Digital da International Sites Brasil.

Taxa de rejeição
O internauta entra no seu site, não interage com nada e sai em pouco tempo. Isso quer dizer que o seu site foi rejeitado por aquele usuário. Todos os serviços de análise de dados fornecem o percentual das pessoas que recusaram a sua página. É natural que cerca de 40% dos visitantes únicos rejeitem um site. “Hoje já existem mais sites do que pessoas no mundo. Muita gente chega em um site sem querer. É natural”, afirma Flávio Luizetto, gerente de operações da agência especializada web traffic.

Páginas Visitadas
Trata-se do número total de páginas navegadas pelos usuários no seu site. Uma boa média, segundo Flávio Del Puente, da International Sites Brasil, são três páginas para cada usuário único. Sites com lojas virtuais devem ter um índice maior de páginas visitadas. “É normal que lojas virtuais tenham até sete cliques”, diz Flávio.

Aspectos demográficos
Ficar atento às características dos usuários é fundamental para traçar uma boa estratégia de divulgação. Dados como a cidade, estado e país de onde acessam o seu site, assim como o horário de pico das visitas, são vitais para um bom plano de mídia. “É importante identificar o perfil do visitante para não desperdiçar verba na hora de definir o investimento em mídia”, diz Matsuda, da Fri.to.

De onde vêm os internautas
Saber como os internautas chegam ao site também é importante. Se a maior parte encontra seu endereço pelo google, investir em links patrocinados pode ser uma boa estratégia. “É possível identificar de onde vem o público. É ali que sua empresa precisa fazer anúncios”, diz Flávio.


Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).