* A utilização correta do e-mail profissional + 10 fundamentos do e-mail marketing

A utilização correta do e-mail profissional + 10 fundamentos do e-mail marketing


Posso utilizar um e-mail pessoal (hotmail) para uso profissional?

De maneira nenhuma. Isso demonstra amadorismo, além de desperdiçar várias oportunidades do marketing online. E-mails como Gmail, Hotmail, Yahoo devem ser utilizados apenas para uso particular.

Quais os benefícios de um e-mail profissional (nome@suaempresa.com.br)?

1) Demonstra profissionalismo. Expressamos ao mercado que sabemos separar nossa vida pessoal do nosso trabalho;

2) Evidencia um cuidado com a imagem da empresa: “Eu utilizo meus e-mails comerciais quando estou totalmente focado no trabalho”;

3) Divulga o website da empresa. Ao ver o e-mail gerente@internationalsites.com.br, sabemos que o site é www.internationalsites.com.br;

4) É um indicativo para o mercado que a empresa que utiliza e-mail corporativo está ativa, presente e atuante na internet.


10 fundamentos do e-mail marketing

Com uma comunicação dirigida e total possibilidade de personalização, um e-mail marketing benfeito oferece alta taxa de retorno e mecanismos eficientes para mensurar as investidas. “O e-mail marketing é uma ferramenta de vendas extremamente importante, pois tem baixo custo, rápida medição de resultados e coloca o comerciante em pé de igualdade com as maiores empresas”, diz Flávio Del Puente, especialista em marketing digital. Mas é preciso atentar para a qualidade das ações. Listamos a seguir dez dicas, incluindo, por exemplo, a relevância das mensagens.

1) Invista em sua base de e-mails

De nada vale ter uma listagem enorme e irrelevante para o negócio. “Já tivemos mailing de 25 mil e-mails e não sabíamos nem o nome das pessoas”, diz Maurício Renner, editor do site de tecnologia da informação Baguete. “Depois de constatar que muitas mensagens não eram sequer abertas, fizemos uma campanha de recadastramento e temos hoje uma base consistente de 8.700 assinantes”;

2) Abra um canal para opt-out

Em todos os e-mails que enviar, disponibilize um link para descadastramento - caso contrário, a sua empresa corre o risco de ficar associada ao desrespeito e à prática de spam.

3) Acerte na frequência

A não ser que tenha autorização do cadastrado para envios mais frequentes, atenha-se aos e-mails quinzenais ou no máximo semanais. O excesso de e-mails pode gerar uma imagem negativa.

4) Seja relevante

Analise os links clicados pelos destinatários para identificar grupos de interesse. Se houver tribos bem distintas, segmente sua base de contatos, de modo a criar e-mails efetivamente relevantes para quem recebe.

5) Possibilite a troca

Não se restrinja a enviar mensagens. Apresente para o destinatário um canal de aprofundamento e interação, seja por e-mail, fone, site ou blog. Em sites e blogs, disponibilize formulários de cadastro e apresente a possibilidade de indicar amigos.

6) Dose o tamanho dos arquivos

Não carregue os e-mails com imagens ou anexos pesados. Caso queira disponibilizar arquivos grandes para o destinatário, gere um link que conduza a eles.

7) Seja objetivo

Tenha títulos e mensagens objetivas. Seu e-mail concorre com várias outras mensagens - você tem poucos segundos para atrair quem lê.

8) Drible o anti-spam

Antes de liberadas pelos provedores, as mensagens passam por filtros anti-spam. Existem palavras ranqueadas em mecanismos específicos - se uma delas atinge certa pontuação, é interpretada como lixo. “Sexo”, “Viagra” e links para o Facebook, por exemplo, têm grandes chances de serem taxados como spam. Antes de disparar várias mensagens eletrônicas convém testar o envio para endereços de provedores distintos. Uma vez aprovadas, tudo ok para o restante do grupo.

9) Invista no envio

Há empresas especializadas em envio de e-mail marketing. Elas têm pacotes econômicos para envios reduzidos, como mil mensagens mensais. O disparo “doméstico” costuma ser barrado pelos provedores.

10)  Mensure os retornos

O e-mail marketing não é mero instrumento para divulgação. Trata-se de um modo de conhecer melhor o cliente e identificar suas preferências. Tome as mensurações feitas por empresas de e-mail marketing como formas para incrementar seu negócio. Você pode inclusive fazer testes, enviando diferentes mensagens para dois grupos e comparando os retornos obtidos.



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