40 dicas para turbinar o seu site

40 dicas para turbinar o seu site
Saiba como criar, organizar, administrar e divulgar a sua marca virtualmente - além de atrair clientes e vender mais pela internet.


Manter um site bombando é indispensável nos dias de hoje. Uma presença marcante na rede divulga a marca, estreita o relacionamento com clientes, fornecedores e outros stakeholders e impulsiona as vendas. Com a cultura empresarial cada vez mais interativa, estar bem posicionado na internet e saber utilizar as redes sociais torna-se a cada dia mais importante.


1) DELINEIE UMA ESTRATÉGIA
Uma das dicas para ter um bom site está na ponta da língua de todos os especialistas: saiba exatamente o que você espera dele. "Muitas vezes as empresas querem tudo, e isso não é possível", diz Raquel Horta, da Mapa Digital. Se a intenção da empresa for vender pela rede, o site deve ser desenhado de uma maneira; se a ideia for apenas divulgação, de outra. "O empreendedor deve focar no objetivo real do projeto para só então definir recursos e funcionalidades", afirma Alexandre Nucci Soncini, diretor da agência especializada WX7.


2)  ANALISE A CONCORRÊNCIA
Se você está montando o seu primeiro site, é interessante observar quais são as páginas e os recursos utilizados pelos seus concorrentes. "Não deixe de buscar referências no setor", diz Raquel Horta, da Mapa Digital.


3) ESTUDE O PÚBLICO
Invista em pesquisas para saber o que o seu público quer ver em um site. Caso a empresa não possua recursos para contratar uma agência de pesquisa, a ferramenta Google Analytics é uma boa alternativa para identificar o perfil dos seus consumidores. "É importante saber quem acessa o seu site", explica Raquel Horta. A fabricante de preservativos Blowtex, por exemplo, identificou um desejo entre os internautas de ter mais do que informações sobre os seus produtos e resolveu criar uma área com dicas de baladas e shows. Hoje, essa é uma das seções do site com mais acessos, segundo Marco Martinez, diretor da empresa.


4) DEFINA QUEM VAI DESENVOLVER O SITE
Com o avanço da tecnologia, ferramentas de criação de sites estão à disposição dos usuários nos grandes portais por preços a partir de R$ 15 por mês. Os recursos são mais limitados do que quando se recorre a uma agência. Neste caso, gasta-se no mínimo R$ 4 mil - dependendo do projeto, o custo pode chegar a R$ 50 mil, segundo Darcy Barbará Filho, da WT11.


5)  ATUALIZE SEMPRE SEU SITE
Se você não pode contar com uma agência para abastecer o seu site, vá com calma na hora de colocar recursos que exijam atualização. "O tamanho do seu site tem que ser proporcional ao seu tempo para gerenciá-lo", alerta Alexandre Nucci Soncini, diretor da WX7. Um site com diversas áreas e conteúdo desatualizado afasta os usuários e acaba com a credibilidade da empresa.


6)  NÃO SAIA DA ESTRUTURA PADRÃO
Apesar de relativamente jovem, a internet já criou padrões universais. Uma barra de canais e áreas do site na vertical à esquerda ou na parte superior horizontal da tela são comuns no Brasil. Inventar estruturas muito sofisticadas e inovadoras pode ser pouco funcional. "Se revolucionar, muita gente não vai saber mexer", diz Darcy Barbará, da WT11.


7)  CONQUISTE UMA BOA NOTA NO DEVELOPERS GOOGLE
O próprio Google faz uma avaliação dos sites em poucos segundos, e é grátis! Coloque o endereço do seu site no campo “Insira um URL da página da Web” no Portal Page Speed Tools (developers.google.com/speed/pagespeed/insights). Neste portal, você recebe dicas de como melhorar sua nota, que deve estar com - no mínimo - 90 pontos, tanto na versão “Desktop” quanto no “Mobile”.


8)  TORNE A NAVEGAÇÃO ROTATIVA
Ao acessar a página da fabricante de doces La Passione, os clientes encontram, além das opções de produtos, um link para agendar uma degustação ou entrar em contato com os proprietários. Esses links não ficam restritos à página inicial. De qualquer ponto do site os consumidores podem mandar mensagens à equipe da La Passione. "O ideal é que o site não tenha fim. Que cada seção tenha um link para a próxima e para fazer contato com a empresa", explica Soncini, da agência WX7. Segundo o empresário, isso também faz com que o tempo de retenção dos usuários no site aumente consideravelmente.


9)  DIFERENCIE-SE NO CONTEÚDO
Inovação é fundamental para se destacar entre milhões de páginas que surgem todos os dias. "Todo mundo está na web. É preciso fazer com que o público-alvo se identifique com o seu site", diz Pablo Caldas, da agência especializada Full Haus. No caso da fabricante de preservativos Blowtex, além dos produtos e dos dados institucionais, a empresa disponibiliza uma série de informações relacionadas a temas de interesse do seu público, como dicas de sedução e de motéis.


10)  SAIBA USAR INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS
Se o intuito é vender pela rede, a parte institucional do site deve ser enxuta. "Mas se o objetivo for apenas apresentar o negócio, essa seção pode ser recheada de informações. Principalmente se a empresa prestar serviços e os clientes tiverem a necessidade de entrar em contato com os seus profissionais", diz Raquel Horta, da Mapa Digital. Segundo Juliana Constantino, diretora da agência Click, um erro corriqueiro é tentar reproduzir a estrutura hierárquica da companhia na internet. "O consumidor não precisa saber informações sobre o departamento jurídico ou de contabilidade", exemplifica.


11)  TOME CUIDADO COM AS CORES
O visual do site pode ser decisivo para o sucesso na rede. "Cores muito fortes irritam as pessoas e cores pastel acabam relaxando demais o usuário. O ideal é ter um meio termo", diz Soncini, da agência especializada WX7. Segundo ele, a mescla de tons é importante para não mexer no emocional dos consumidores. "Cores muito escuras, por exemplo, deixam os usuários nervosos e fazem com que eles queiram sair rápido do site", afirma Darcy Barbará Filho, sócio da desenvolvedora de sites WT11. Nos textos, é importante ter contraste. "Nada de site vermelho com letras cor-de-rosa", recomenda Barbará. Uma boa saída é combinar cinza, branco e azul, ou então usar tom sobre tom. "Um laranja mais escuro com um laranja mais claro funciona bem", diz.


12)  NÃO UTILIZE JARGÕES
Esqueça siglas e termos específicos da área de atuação da sua empresa. Os consumidores não estão acostumados com a terminologia peculiar a um setor. "Isso dificulta a compreensão e acaba restringindo o público", diz Juliana Constantino, da agência Click. O ideal é explicar os conceitos e os serviços do site em linguagem simples, acessível a leigos e especialistas.


13) ESCREVA CORRETAMENTE
Erros gramaticais são capazes de arruinar a credibilidade de um site. Se o objetivo da página for vender algum produto ou serviço, as chances de concluir o negócio diminuem consideravelmente quando há erros ortográficos, segundo Alexandre Nucci Soncini, diretor da WX7. "Não precisa e nem deve ser um português erudito, mas não pode haver erros. As pessoas ficam receosas em comprar", afirma.


14) BOLE TEXTOS CURTOS
Não deixe aflorar o José Saramago que existe dentro de você. Parágrafos curtos e diretos são ideais para a internet. "O texto deve ter, no máximo, 30 linhas", diz Alexandre Nucci Soncini, da agência WX7. Além disso, o interesse dos consumidores precisa sempre ser contemplado.


15) FUJA DAS MÚSICAS DE FUNDO
Gosto musical varia de pessoa para pessoa. Portanto, em vez de arriscar, é melhor deixar de fora aquela música tão importante para você. Ninguém gosta de abrir um site e ser obrigado a ouvir uma música pré-escolhida. "Isso pode repelir os usuários", afirma Darcy Barbará Filho, sócio da WT11. Exceções são válidas para empresas que trabalham com música e instrumentos.


16)  ELIMINE AS ANIMAÇÕES E O FLASH
Você lembra daquele site cheio de animações e quer fazer igual? Atenção: pode ser muito perigoso. "É um risco de infantilizar e ridicularizar a imagem da empresa", diz Mauro Marques, consultor de Imagem Institucional. “Os mecanismos de busca (incluindo o gigante Google) não lêem as animações em Flash, é como um livro lacrado. Perdem-se ótimas oportunidades de divulgar seu trabalho”, alerta Flávio Del Puente, gerente de Marketing Digital da International Sites Brasil.


17) COLOQUE FOTOS DE PESSOAS
"Ao longo do tempo, percebi que a foto de uma pessoa ajuda a ampliar o número de acessos de um site", conta Regina Rezende, da representante de consórcios Rezende Santos, que trabalha com sites desde 1999. "Quando passamos a utilizar fotos de pessoas no nosso layout, o número de e-mails de interessados subiu muito. Acho que é porque a página fica menos fria", diz.


18) INVISTA NA QUALIDADE
Qualquer traço de amadorismo pode comprometer a imagem da sua empresa. Se você vai expor produtos na rede, é fundamental ter fotos feitas por profissionais. Roberto Karam, sócio da La Passione Doces, pagou entre R$ 200 e R$ 300 por foto exibida em seu site. "Por estarmos no ramo de alimentação, não poderia ser de outra forma. Precisamos despertar o desejo nos consumidores", diz Karam.


19) INSIRA EM SEU SITE UM "FORMULÁRIO DE CONTATO"
Para facilitar o contato dos possíveis clientes com sua empresa, mantenha um campo acessível com um formulário de contato. “Este formulário deve ter no máximo 3 campos, ninguém quer preencher um formulário com muitos campos para preenchimento, pois é visto como cansativo e arriscado”, alerta Flávio Del Puente, gerente de Marketing Digital da International Sites Brasil.


20) OFEREÇA VERSÕES EM OUTROS IDIOMAS
Se a sua empresa busca clientes ou fornecedores estrangeiros, é fundamental ter um site com uma ou mais opções de idiomas. Marco Martinez, da Blowtex, diz que a empresa tem um site em inglês voltado aos clientes externos. Leandro Pereira da Silva, diretor da Visto Brasil, empresa de legalização de estrangeiros no país, conta que, apesar de normalmente tratar com o RH das empresas, a versão extra do site ajuda a esclarecer os processos para os executivos de outros países, o que dá mais transparência e credibilidade.


21) RESPONDA SEMPRE
Pode ser e-mail, carta, telefone, blog, perfil em comunidade social. O importante mesmo é ter um canal aberto de comunicação com os clientes. Um e-mail com dúvidas ou sugestões deve ser prontamente respondido. Caso contrário, corre-se o risco de perder um futuro negócio. "Todo feedback é muito bem-vindo e visto com bons olhos pelos consumidores", diz Pablo Caldas, da agência Full Haus.


22) MODERE OS COMENTÁRIOS
Se você optou por uma área para comentários no site da sua empresa, saiba que opiniões de todos os tipos podem aparecer. É importante deixar um canal aberto com os consumidores, mas toda atenção é necessária com o conteúdo das mensagens. "Vale a pena barrar comentários com palavras de baixo calão, palavrões e conteúdo duvidoso", diz Alexandre Nucci Soncini, diretor da agência especializada WX7. Mas não se deve censurar mensagens críticas. "Nenhuma empresa agrada a 100% das pessoas. Se houver somente mensagens positivas, o site perde a credibilidade", afirma.


23) FOQUE NOS CLIENTES
A Gráfica Muito Mais Barata tem clientes espalhados por diversas cidades do Brasil. Por isso, a empresa desenvolveu uma área específica para que eles possam acompanhar, diariamente, o desenvolvimento dos layouts. Além disso, um e-mail é enviado ao cliente avisando que há novas informações no site da empresa. "Antes, o representante precisava ligar para avisar que havia enviado um e-mail, e as mensagens eram muito pesadas, hoje basta enviar o link: https://graficamuitomaisbarata2.blogspot.com.br/p/criacao-de-folhetos.html", diz Flávio Del Puente, da International Sites Brasil, responsável pelo site da gráfica.


24) ESTREITE O RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES
Se a sua empresa trabalha com fornecedores de vários estados do Brasil, uma área para relacionamento com eles pode ser uma boa alternativa. Se a empresa não tiver como manter um contato físico com os fornecedores, é necessário organizar, pelo site, compras e pedidos, afirma Darcy Barbará, da WT11.


25) FIRME PARCERIAS
A Livraria Phylos tem fechado parcerias com empresas para ampliar o mix de produtos do site e capitalizar com anúncios. A primeira foi com a Naturalli Dacor, de artigos de decoração, mas Mauro Pereira da Silva, proprietário do site, afirma que está em negociação com outras sete empresas. "Cobramos 5% de comissão pelos produtos vendidos no nosso site", explica. Além de parcerias de vendas, o executivo também firmou um acordo com a WT11, agência desenvolvedora de sites, para disponibilizar um banner na Phylos. O site da livraria atua como revendedor da agência, ficando com 20% dos R$ 6 mil cobrados por uma loja eletrônica a cada cliente que descobre a WT11 pelo site.


26) CRIE UM BLOG
Quanto mais transparente for a sua empresa, melhor. Um blog corporativo é uma ótima ferramenta, mas, se não houver transparência, perde a credibilidade. Além disso, é importante saber o que os usuários querem ver no blog. Por meio dos e-mails que chegavam à empresa, Leandro Pereira da Silva, diretor da Visto Brasil, por exemplo, percebeu que existia uma demanda por um diário virtual. A empresa vai disponibilizar a partir deste mês um blog em que os usuários poderão enviar perguntas e dúvidas a serem respondidas pelos advogados da Visto Brasil.


27) INCLUA EM SEU SITE UM “SIGA-NOS POR E-MAIL”
Hoje em dia, na internet, toda empresa deve divulgar ao máximo o conteúdo do seu site, para o público interessado. Uma forma eficiente de fazer isso é incluir um campo onde os internautas inserem seus e-mails para receber as novidades do seu site. “Mas cuidado com a periodicidade, ninguém quer receber mensagens todo dia da sua empresa. Uma mensagem por mês é a média que o internauta brasileiro aceita com agrado. Exagerar no envio vira spam”, avisa Flávio Del Puente, gerente de Marketing Digital da International Sites Brasil.


28) ABUSE DO YOUTUBE
Vídeos de empresas no YouTube, quando caem no gosto do público, são acessados por milhões de pessoas ao redor do mundo e funcionam como uma barata e eficiente maneira de divulgação e atração de público para o site. "Não é necessária uma superprodução. Tem que ser algo curioso, relevante, que tenha a ver com o que o seu público quer", diz Pedro Caldas, da Full Haus. Para conseguir levar as pessoas do YouTube para o seu site, é importante colocar o endereço tanto no vídeo quanto no perfil da página da empresa.


29) PENSE NO FLICKR
No final do ano passado, a fabricante de automóveis Troller, da Ford, optou por uma nova estratégia de atração de internautas para sua página na internet: a utilização do Flickr, site de compartilhamento de fotos, para divulgar imagens de ralis e de carros. Um mês depois, o número de visitantes novos havia aumentado 15% e o número de page views crescera 80%. "Pensamos na ferramenta para trazer as pessoas do Flickr para o nosso site", diz Thiago Chan, analista de marketing da empresa.


30) DESENVOLVA UM SITE ACESSÍVEL PARA CELULARES
O Brasil atingiu a marca de 242,1 milhões de celulares (ref: junho de 2017) e uma densidade de 116,65 aparelhos por grupo de 100 - mais de um aparelho por habitante. “Diante desses números, ter um site acessível para celulares é fundamental”, alerta Flávio Del Puente, gerente de Marketing Digital da International Sites Brasil.


31) MANDE NEWSLETTERS E E-MAIL MARKETING
Na hora de efetuar uma compra na loja virtual Calumax, o consumidor escolhe se gostaria de receber ou não uma newsletter com ofertas. Hoje, cerca de 30 mil pessoas recebem o boletim cada vez que a empresa decide fazer promoções. "Desse total, 25% interagem com o nosso site", explica Lucas Dorador, gerente comercial da Calumax. Segundo Raquel Horta, da Mapa Digital, usar newsletter ou e-mail marketing para atrair usuários exige cuidados. É preciso que seja de fato uma informação relevante. "Não se pode ficar lotando a caixa de e-mails das pessoas com qualquer coisa", alerta.


32) EXPLORE A PÁGINA DE CADASTRO
Se a intenção é vender pela rede, uma ficha de cadastro é necessária. Mas registrar dados de visitantes pode também ser uma ferramenta interessante para fazer um banco de dados e, posteriormente, utilizá-lo em estratégias de divulgação. De acordo com Pedro Caldas, sócio-diretor da Full Haus, o usuário do site precisa ter a possibilidade de se cadastrar sem precisar comprar, mas nunca se deve exigir informações para ter acesso ao conteúdo. "Isso espanta as pessoas", diz Caldas.


33) DIVULGUE CLIENTES SATISFEITOS
Não são poucas as vezes que Leandro Pereira da Silva, diretor da Visto Brasil, empresa especializada na regularização de estrangeiros no Brasil, ouviu de um cliente que a decisão em optar pelos serviços da empresa foi baseada nas referências disponibilizadas no site. "É sempre saudável apresentar casos de sucesso. Colocamos no nosso site depoimentos de antigos clientes. Isso sempre serve de indicação para os futuros interessados", explica Silva, que afirma já ter conseguido fechar negócios por conta desse tipo de divulgação.


34) BRINQUE COM VÁRIOS DOMÍNIOS
Uma boa alternativa para impulsionar os acessos do seu site é a criação de páginas com funções específicas. Além do site institucional, a empresa pode brincar com páginas promocionais, com novos domínios. "Trata-se de uma ferramenta de marketing muito empregada pelas grandes empresas, mas que pode ser usada também pelas pequenas e médias", conta Erica Saito, gerente regional de estratégia de negócios da VeriSign no Brasil, operadora dos registros para domínios .com e .net mundialmente.


35) DÊ UMA TWITTADA
No início de junho, a construtora e incorporadora Tecnisa vendeu um apartamento na zona oeste de São Paulo por R$ 500 mil. O que era para ser apenas mais um negócio fechado virou notícia no Brasil inteiro: é que a Tecnisa fez a transação pelo Twitter, rede social para microblogging. O comprador, um gerente de tecnologia de uma empresa não identificada, seguia a empresa pelo site desde janeiro e aproveitou uma promoção que também oferecia R$ 2 mil em vale-compras, além de armários planejados para os quartos e a cozinha. "É importante linkar as pessoas seguidoras no Twitter para o blog ou site da empresa", afirma Pablo Caldas, da Full Haus.


36) COMPRE LINKS PATROCINADOS
A Rezende Souza, empresa de gerenciamento de consórcios fundada em 1999, utilizou até 2005 duas formas para divulgar e vender cotas de consórcio: por meio do site e pelas concessionárias. A partir de então, toda a divulgação passou a ser feita na internet, com os links patrocinados do Google. Segundo Regina Rezende, sócia da empresa, enquanto nas concessionárias a venda média ficava em 30 cotas por mês, hoje, com a ajuda do Google, a média é de 250 cotas mensais.


37) REPITA AS PALAVRAS QUE INTERESSAM
Para aparecer entre os primeiros resultados da busca orgânica do Google, a escolha das palavras dos textos é fundamental. No caso de Roberto Karam, sócio da La Passione Doces, repetir as palavras "doce" e "casamento" foi fundamental para figurar bem no site de busca. Apesar de ser tentadora a oportunidade de aparecer entre os primeiros, a qualidade do texto não deve ser deixada em segundo plano. "É preciso buscar uma forma de repetir as palavras sem afetar a qualidade do texto", alerta Alexandre Nucci Soncini, da agência WX7.


38) TENHA ESTRUTURA
Regina e Rubens Rezende são sócios da Rezende Santos, empresa de representação de consórcios. Cada uma das fabricantes de automóveis que eles representam exige um site específico para a marca. Além disso, a empresa também tem sites para vender linhas de bancos e casas. No total, a dupla gerencia seis sites. Prestes a fechar contrato com mais uma indústria automotiva, o casal se prepara para contratar uma pessoa que deverá administrar o sétimo site, já que não será possível acumular mais uma função. "Os sites precisam ser profissionais. Qualquer traço de amadorismo afasta os consumidores", alerta Regina.


39) ESTABELEÇA UMA PLATAFORMA DE VENDA
Para ter um bom site de vendas, a empresa pode optar por criar ou alugar uma plataforma. O site da loja virtual Calumax, por exemplo, optou inicialmente pelo aluguel. Como o preço varia de acordo com o número de ofertas na loja e page views, a empresa - que atualmente possui 300 opções de produtos e paga cerca de R$ 1 mil por mês - decidiu desenvolver sua própria plataforma este ano. "Vai ser um investimento a longo prazo", diz Lucas Dorador, gerente comercial da Calumax, que vai gastar cerca de R$ 10 mil no projeto. No entanto, dependendo do tamanho e dos recursos utilizados, a plataforma pode sair por até R$ 70 mil.


40) CONTRATE UM BOM FIREWALL
Para melhorar a segurança do seu site, é indispensável ter um bom sistema de firewall, segundo o consultor Adriano Filadoro. Bons sistemas custam de R$ 1 mil a R$ 100 mil anualmente e necessitam de atualizações diárias. "Ter um bom firewall é como ter um guarda na porta do site", compara Filadoro.


Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).