Veja como localizar o número do seu PIS ou NIS pela internet

Veja como localizar o número do seu PIS ou NIS pela internet

Número de Identificação Social, também chamado de PIS/PASEP ou NIT, é necessário para consultar o saldo das contas do FGTS.

Para conseguir consultar o saldo das contas do FGTS, o trabalhador precisa ter em mãos o seu Número de Identificação Social (NIS), também chamado de PIS/PASEP ou NIT. Este número pode ser consultado nos extratos do FGTS enviados pela Caixa Econômica Federal, no Cartão Cidadão ou na própria carteira de trabalho.

O PIS (Programa de Integração Social) e o NIS (também chamado de NIT) são o mesmo número. A diferença é que ele pode ser gerado em duas bases de dados diferentes, por isso as variadas nomenclaturas.
O PIS é gerado no primeiro emprego da pessoa. Já o NIS é gerado por uma base de dados chamada Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), que reúne os dados de quem recebe benefícios sociais como o Bolsa Família, por exemplo. Este único número serve para fazer várias consultas: FGTS, abono salarial e seguro-desemprego, por exemplo.
Mas o que fazer se você não consegue encontrar o seu NIS (PIS) em nenhum destes meios? Também é possível localizar este número pelo site do Cnis.

Veja abaixo o passo a passo para encontrar seu PIS pelo site do Cnis:

PASSO 1
Acesse o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) clicando aqui. Nesta página você encontrará a palavra "Inscrição" no canto superior esquerdo do menu. Clique sobre o termo e, em seguida, escolha a opção "Filiado".

PASSO 2
Em seguida, digite seu nome completo em "Nome de Filiado", preencha o nome completo da sua mãe (deve estar idêntico ao que está em sua carteira de trabalho, mesmo se houver erros de digitação). Coloque o número do CPF e sua data de nascimento. Em "Documentos Complementares", apenas o número do RG é suficiente, sem pontos e sem hífen. Depois, digite o texto que aparece na imagem do canto inferior da tela.

PASSO 3
Em seguida, clique em "Continuar". Se os dados estiverem corretos, aparecerá uma mensagem em vermelho, no canto superior da tela, informando que seus dados já constam na base do CNIS. Anote o número do NIT que aparece ao final desta mensagem. Este é o seu número de identificação como trabalhador.

Agora que você já tem seu número do NIS (PIS) em mãos, é possível consultar o saldo de suas contas do FGTS pelo site da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo oficial do FGTS. Ao digitar o número, não utilize pontos ou hífen. Se você ainda não tiver uma senha, você poderá fazer o cadastro para acessar seus dados.

Primeira tela de acesso do aplicativo FGTS



Saiba mais...

Consulta CPF

Consulta CNPJ

Consulta SPC

Receita Federal

Imposto de Renda Pessoa Física

Consulta DIRF

MEI - Microempreendedor Individual


Site desenvolvido pelo Site Nota 10


em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata

Sites hospedados na International Sites Brasil



Gráfica Muito Mais Barata

Tabela de Preços

Distribuição de Folhetos

Fale Conosco

Site Nota 10

Sites Turbinados

E-mails Profissionais Turbinados

Fale Conosco


Tags: Consulta CPF, Consulta CNPJ, Consulta SPC, Receita Federal, Imposto de Renda Pessoa Física, MEI: Micro-Empreendedor Individual, Simples Nacional, Consulta DIRF, Caixa Econômica Federal, Procon SP, Bolsa de Valores SP, Prefeitura da Cidade de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Juntas Comerciais, JUCESP, Ministério do Trabalho e Emprego, RAIS: Relação Anual de Informações Sociais, Previdência Social (INSS), SICALC / DARF, SPED, PGFN, Índices e Taxas, Consulta Serviços de Telefonia, Consulta Registro de Sites, Calculamos para Você.