* Administração - a saída é ser pequeno?

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Administração - a saída é ser pequeno?

Em uma economia globalizada e altamente competitiva como a que se instala no mundo, somente sobreviverão as organizações capazes de se adaptar rapidamente às transformações do mercado consumidor.
É preciso agilidade na tomada de decisões, que deve ser descentralizada.
Neste quadro não existe lugar para empresas gigantescas, na sua maioria lentas, ineficientes e autosuficientes.
Chegou a vez dos pequenos negócios.
Não apenas como fornecedores das grandes empresas, mas sim como protagonista nas relações.
É a instalação de um padrão mais eficiente para atender ao mercado.
Ser pequeno não é mais uma contingência. é uma solução.
Segundo o norte-americano John Naisbitt, autor do best-seller “Megatendências”, “Quanto maior a economia mundial, mais poderosos são os seus protagonistas menores: as nações, empresas e indivíduos”.
Nos EUA estima-se que 90% de sua economia estejam nas mãos das micro, pequenas e médias empresas.
A “fórmula” das pequenas empresas da Nova Era
1. Aprendizagem Permanente
As organizações aprendem com os concorrentes, fornecedores, clientes, parceiros, consultores... Usam o benchmarking (imitar iniciativas bem-sucedidas das empresas líderes) como ferramenta fundamental para queimar etapas no processo de crescimento.
2. Competitividade Global
É a capacidade de competir em qualquer mercado. a qualidade de seus produtos e serviços, o atendimento e a produtividade tornam as empresas competitivas.
3. Qualidade Total
Voltada para a satisfação de seus clientes, a empresa de sucesso gerencia seus negócios pela voz do cliente. Necessidades, requisitos e expectativas dos consumidores são os combustíveis de suas transformações.
4. Pioneirismo
A empresa deve estar apta a modificar os padrões de desempenho e estabelecer uma mentalidade pioneira. a prioridade é chegar antes dos concorrentes para sobreviver às mudanças no mundo dos negócios.
5. Velocidade
Rapidez é um diferencial competitivo. Entregar o pedido antes da concorrência e solucionar imediatamente um problema detectado pelos clientes e reduzir o tempo de fabricação dos produtos/serviços, é essencial.
6. Tecnologia
A tecnologia é amplamente utilizada e permite a personalização da produção; a automação dos processos e de atendimento aos clientes. Além de diminuir o tempo de fabricação e de entrega dos pedidos.
7. Adaptabilidade
Orienta as mudanças pelas necessidades de seus clientes e de outras organizações com as quais mantém relações. Os colaboradores abandonam práticas obsoletas.
8. Tamanho reduzido
As pequenas empresas se adaptam às mudanças, porque são mais ágeis e flexíveis.
Organizações burocráticas não têm “jogo de cintura” necessário em tempo de mudanças aceleradas.
9. Excelência
O padrão de desempenho da empresa é a excelência. Procura ser, no mínimo, igual à melhor. Não se contenta com o possível, mas com o desejável.
10. Ética
Tem compromissos em relação à preservação ambiental, compete de forma leal e honra compromissos financeiros.


Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).