* Como desenvolver a sua marca - as dicas da diva


Como desenvolver a sua marca - as dicas da diva
A norte-americana Karen Post, conhecida como a Branding Diva, é especialista em marca pessoal. Autora de livros, palestrantes e consultora, ela dá aqui uma entrevista exclusiva para ajudá-lo a desenvolver sua própria marca.

Em um mercado com tantas pessoas fazendo os mesmos cursos, buscando desenvolver as mesmas qualidades, como é possível ter uma marca única?
Isso é possível se você partir de um plano estratégico. Há muitas pessoas competindo pelo mesmo lugar, mas vale o mesmo em um supermercado. A chave para construir uma marca para um produto ou uma pessoa são as seguintes:
Comece com a definição do que é sua essência - sua proposta, seus pontos diferenciais, sua personalidade, sua promessa de marca (o que você vai dar às pessoas).
Uma vez que você definiu isso, torna-se o dna de sua marca para todas as atividades e ações. Elas precisam ser coerentes com o que você descobriu sobre sua essência. A maneira como você se promove deve sempre estar visando seu valor de marca. Ele é alcançado pela expertise que você tem no assunto com o qual lida, pela capacidade que tem de ser bem lembrado na área em que atua, sendo coerente com sua mensagem em todas as esferas em que se relaciona com as pessoas e por manter um altíssimo nível de integridade.

Na sua opinião, quem são os homens ou mulheres de negócios que melhor imprimiram sua marca no mercado?
Existem muitos. Martha Stewart, a diva doméstica, Donald Trump, o homem do mercado imobiliário, ou, internacionalmente, Richard Branson, da Virgin.

Uma vez que você descobre sua marca pessoal, como você mostra isso para o mundo sem parecer um produto em um supermercado?
Você se mantém autêntico e verdadeiro com sua essência. Por exemplo, eu sou a Branding Diva. Minha personalidade não é tímida, é bem humorada e não tenho medo de me distinguir.
Toda a minha comunicação é estilizada a partir disso. Quando eu falo em uma grande empresa, , eu visto uma jaqueta de couro vermelha, jean preto e minha camiseta “diva”. Minha apresentação tem música, energia e humor. Tem tudo a ver com quem eu sou.


A Marca Certa
O nome Alto Astral Presentes já é referência de qualidade em todo Brasil. Mas o surgimento dessa marca é bastante curiosa: “Antes a nossa empresa chamava-se Qualidade Total, pois éramos representantes e queríamos que os clientes associassem nossa linha de produtos ao que existe de melhor no mercado.” - conta Flávio Del Puente, fundador da empresa - “Mas quando fundamos nossa própria fábrica, percebemos que esse nome já não era mais apropriado, faltava algo que nos remetesse à Nova Era. O nome Alto Astral Presentes caiu como uma luva, pois desde do tempo da Qualidade Total já falávamos que nosso trabalho é 100% Alto Astral!”
Leia a entrevista exclusiva que o criador da marca Alto Astral Presentes deu ao Portal International Sites Brasil.

Como surgiu a idéia do nome Alto Astral Presentes?
Flávio: Enquanto procurava um novo nome, eu pensava nas palavras ou expressões que caracterizam nosso trabalho: “alegria”, “entusiasmo”, “dedicação”... Foi quando eu bati os olhos em uma carta de um cliente elogiando nosso jeito da trabalhar: “Vocês são muito Alto Astral!” Deu um estalo: “É isso!!!”

Você acha que toda marca deve vir de um estalo? De um insight?
Tenho certeza que sim. Todas as criações tem seu período de uso. a criação de uma marca deve ser para sempre. Deve gerar no mercado consumidor o mesmo efeito que é capaz de produzir no seu criador: um estouro, um impacto muito grande.
A marca é o maior patrimônio de uma empresa, por isso deve ter um significado especial.
Além disso, deve dizer em uma, duas palavras, a missão e o objetivo do negócio.

O nome Alto Astral Presentes já foi muito copiado. Isso atrapalha os negócios da sua empresa?
Em meados da década de 80, incomodou. Muita gente chegou a confundir nossos produtos com umas imitações baratas. Depois que acionamos a justiça, muitos desistiram da idéia de imitar, piratear nossa marca.
A partir de 2000, com nossa marca plenamente consolidada, cada cópia já era percebida como um falsificação desqualificada. muitos clientes já diziam: “Só queremos a verdadeira Alto Astral!”

Como os clientes poderiam diferenciar o produto verdadeiro de um falsificado?
Nossa logomarca é um sol sorrindo, que - além de passar a imagem de alegria e satisfação - sempre ajudou a diferenciar o verdadeiro produto Alto Astral.

Você é formado em propaganda & Marketing e trabalhou muitos anos em agências de publicidade. Essa experiência foi importante para poder criar marcas tão importantes no mercado da Nova Era?
Sem dúvida. Não existe mais espaço para amadorismo. O consumidor brasileiro já faz questão de uma boa marca, uma embalagem bonita, uma exposição agradável...

O que é mais importante para o consumidor brasileiro hoje em dia?
O cliente quer ter a impressão que está adquirindo o melhor artigo que existe, e não podemos decepcioná-lo!
O cliente quer qualidade, preço justo, enfim - quer muito Alto Astral!


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A força de uma marca
Existe no mundo provavelmente uma única marca que paira acima de qualquer controvérsia quanto aos critérios de avaliação. é a Coca-Cola. Vale mesmo os 48 bilhões de dólares? “Nós realmente não sabemos quanto ela vale”, disseram executivos da Coca-Cola no relatório da diretoria de 1995. “O que nós sabemos é isto: se nossa companhia queimar até o chão não teremos problemas em emprestar dinheiro dos bancos e reconstruí-la com base apenas na força de nossa marca.”


Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).