Como o som ambiente pode aumentar as vendas
Outro dia estava em um
restaurante e notei que algo estava me irritando no ambiente (e
contribuindo para que eu ficasse agitada, impaciente e comesse rápido
demais): a música. Na contramão desse acontecimento, em outro
momento, em uma loja de roupas femininas, me surpreendi com uma
cliente elogiando a música ambiente e perguntando à vendedora se,
por acaso, a loja teria outras indicações de trilhas sonoras.
A música ambiente de
um estabelecimento comercial é um fator que deve ser levado em
consideração e merece uma atenção especial do empresário, pois
contribui diretamente para o tempo de permanência do cliente no
local, bem como para o seu estado de espírito, o que pode levá-lo a
consumir mais, ou menos.
Algumas marcas, como a
americana Abercrombie & Fitch, loja de menswear, por exemplo,
utilizam a música em suas lojas como principal estratégia de venda.
A trilha sonora cuidadosamente escolhida cria um clima de “balada”,
o que anima os clientes e os leva a consumir mais e com mais
disposição. O mesmo conceito é usado na Gola, loja de roupas
masculinas localizada no Shopping Morumbi, em São Paulo.
Entretanto, é preciso
ter cuidado no momento de implementar uma estratégia como a usada
pela Abercrombie & Fitch e pela Gola. A mesma música pode não
ter o mesmo efeito, benéfico, em uma loja de roupas esportivas, em
um restaurante japonês ou em uma loja de carpetes, por exemplo. De
acordo com Alessandro De Paula, proprietário da Amp Music,
consultoria especializada em desenvolver trilhas sonoras específicas
para cada marca, serviço chamado de Sound Branding, “A música
ambiente de uma loja, além de fortalecer a identidade da marca, cria
um vínculo e uma identificação com o cliente, e por isso é
preciso estudar cuidadosamente qual será essa trilha e se ela tem a
cara do consumidor da marca”.
Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).
Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).