É possível usar a iluminação para aumentar as vendas?
Pontos muito brilhantes
ofuscam o resto da loja. Objetos no escuro passam despercebidos.
Ter
equilíbrio no uso das luzes é o segredo para alavancar os negócios
Quando o objetivo é
ser fiel às cores dos produtos, é preciso usar uma lâmpada com
índice de 50 ou mais para não alterar os tons
Uma simples alteração
no projeto de iluminação mudou, no ano passado, a cara da loja de
móveis Lafer do Shopping Lar Center, em São Paulo. Antes, alguns
produtos ficavam no escuro e não chamavam a atenção de quem
transitava pelo shopping, enquanto outros sofriam com o excesso de
luminosidade - e ainda por cima com o emprego da lâmpada errada. “A
luz utilizada alterava a cor do tecido dos estofados e os vendedores
tinham que ir até o corredor do shopping para mostrar o tom real
para o cliente”, diz Cristina Ferraz Salles, arquiteta da Lafer.
Com um projeto de R$
2.300,00, esses extremos foram eliminados. Além de deixar o ambiente
mais agradável, houve a preocupação em adotar lâmpadas com menor
consumo de eletricidade e maior durabilidade. “Nossa loja fica
aberta 12 horas por dia. Precisávamos pensar em como otimizar o
consumo das lâmpadas”, afirma Cristina. Ela conta que trocava
cerca de sete lâmpadas por mês antes da mudança. Hoje, sete meses
depois de concluída a reforma, substituiu apenas três lâmpadas. Os
custos diminuíram e as vendas aumentaram. segundo Cristina, o
crescimento das vendas foi de 20% no ano passado. “Difícil dizer
qual é a parcela de contribuição da iluminação, mas tenho
certeza de que um ambiente mais agradável visualmente faz com que o
cliente permaneça mais tempo na loja e compre mais”, diz.
O projeto luminotécnico
também foi feito em outras lojas da Lafer, como a de rua, localizada
na Teodoro Sampaio, e a do Shopping D&D, um centro de compras
para a classe média alta em São Paulo. Nas duas unidades, públicos
distintos. Na loja de rua, uma clientela com menor pode aquisitivo -
mas não quer dizer que o projeto de iluminação custe menos (no
caso da Teodoro Sampaio, foram R$ 4.200,00). Ao determinar a iluminação
da loja, as diferenças de consumidores devem ser levadas em conta.
“A luz pode fazer uma loja parecer sofisticada demais e afugentar o
público-alvo, caso a clientela seja mais popular”, afirma o
arquiteto Rafael Leão, especializado em projetos luminotécnicos.
Para tornar um ambiente popular mais atraente, uma luz mais clara,
forte e uniforme é mais efetiva, pois transmite a impressão de
agilidade. No caso de locais sofisticados, o uso da sombra é muito
importante e o ideal é produzir contraste entre os objetos
iluminados (mais importantes) e os ofuscados.
Antes de solicitar um
projeto de iluminação, é fundamental saber quem é seu cliente e
ter em mente o que deve chamar mais atenção na loja. “Com a luz
ideal, podemos direcionar o olhar do consumidor no ponto de venda”,
diz Leão. Peças mais iluminadas atraem primeiro a atenção do
cliente. mas, em todos os casos, é preciso criar uma sensação de
aconchego. “O conforto visual é a partida para qualquer solução
de iluminação”, dizem Cláudia Borges Shimabukuro e Letícia
Mariotto, sócias do escritório Lit Arquitetura De Iluminação,
responsável pelos projetos da Lafer.
Você está usando a luz certa? Como acertar o ponto
Hierarquia: produtos
iluminados são mais visíveis e entendidos como os mais valiosos -
enquanto os pontos menos importantes não devem ser destacados
Sofisticação: a
sombra é muito importante para definir a atmosfera do local. Quanto
maior o contraste entre os objetos iluminados e os não iluminados,
maior será a impressão de sofisticação do local. Esse tipo de
iluminação é indicado para bares, lojas e restaurantes chiques
Simplificação: os
ambientes populares podem ser mais estimulantes, uniformes e ter mais
lumi nosidade. A temperatura de cor mais elevada (luzes claras) ajuda
a transmitir a impressão de agilidade.
Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).