* Lojas usam truques para incentivar a compra por impulso

Lojas usam truques para incentivar a compra por impulso

Para fazer o consumidor comprar sem pensar, os comerciantes usam estratégias variadas, desde as mais conhecidas como esconder o preço da parcela na vitrine até o uso de aromas artificiais que imitam o cheiro natural de um produto ou de um lugar. o coordenador de pesquisas do Programa De Administração De Varejo (provar), João Paulo Siqueira, afirma que esses recursos de Marketing, de fato, fazem o consumidor comprar por impulso.
O pesquisador conta também que músicas com ritmo apressado contribuem para aumentar as vendas da loja. “A música animada dá movimentação e isso faz com que o consumidor compre sem avaliar suas necessidades.”

Toda vez que vai pagar o carnê em uma grande loja de departamentos, a auxiliar de compras Sueli Aparecida Rodrigues acaba fazendo uma nova compra. “Para não pegar a fila do pagamento da fatura que é demorada, acabo comprando uma roupa para passar no caixa de compras. Quando vejo, já gastei mais 60 reais.” Sueli diz que a obrigação de pagar o carnê na própria loja é uma perfeita estratégia de Marketing. “Sem contar que para chegar no caixa eu tenho de passar por toda a loja, o que me atiça a comprar mais”.


Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).