As pessoas que superam
os momentos difíceis, e aprendem com eles, têm mais chances de
sobreviver no mundo dos negócios. É o caso de dois empresários de
São Paulo. Eles estiveram a ponto de fechar as portas mas decidiram
ir adiante. Reformularam os produtos, buscaram outros mercados e hoje
têm uma nova visão do negócio.
Quem conhece a fábrica
de incensos hoje, não imagina as crises que ela já atravessou. A
primeira foi nos anos 90. os dois principais clientes da empresa
entraram em concordata.
“Tivemos que nos
desfazer inclusive de bens da fábrica, bens de ativos como
maquinário, veículos e alguns imóveis e dispensamos pelo menos
dois terços da linha de montagem. E ficamos muito pequenos de novo”,
lembra o empresário Luiz Carlos.
Para não fechar as
portas, os donos da fábrica começaram a aceitar serviço sob
encomenda. Para os empresários, foi como se estivessem começando
tudo de novo. Só que eles tinham aprendido a lição: é preciso
reagir com rapidez às mudanças de mercado e desenvolver bons
contatos. “O empresário não pode ficar só dentro da fábrica”,
como explica o consultor Renato de Andrade.
“Partindo da premissa
de que o mercado está sempre criando novas oportunidades de negócio,
conversar com seu cliente, conversar com o seu funcionário,
participar de feiras e eventos, reuniões empresariais é
extremamente importante porque, às vezes, variáveis aparentemente
desconectadas podem sinalizar uma oportunidade que a empresa possa
estar aproveitando”, alerta Renato.
A empresa estava
voltando a crescer quando passou por outra crise: a invasão dos
importados por preços muito baixos. Os empresários decidiram dar
uma guinada na produção. aos poucos,trocaram uma linha popular por
uma mais sofisticada, voltada para clientes exigentes. A mudança
exigiu flexibilidade e muito planejamento.
“Nós não
poderíamos, em hipótese alguma, abrir mão de um mercado que nós
estávamos há mais de 15 anos e radicalmente mudar para um segmento
mais qualificado. primeiro que nós nem sabíamos se tínhamos
capacidade e qualidade para atendê-los. Era um segmento novo para
gente”, conta Luiz Carlos.
Mas, as dúvidas do
empresário não se confirmaram. A mudança de rumo funcionou e os
pedidos aumentaram. Mesmo vendendo menos, os lucros dobraram, pois os
artigos agora têm preço mais alto. Os empresários vêm adaptando a
fábrica aos novos tempos: para não aumentar os custos fixos com
contratações, eles repassam para terceiros algumas fases da
produção. A ordem é economizar.
A empresa não tem
diretor, gerente, sequer telefonista. Todas as funções são
exercidas pelos próprios empresários.
“É para a gente
estar preparado para uma eventual crise um pouco maior do que a que a
gente vem encontrando. Todo nosso lucro é reinvestido dentro da
empresa. Com toda a experiência que nós temos hoje, estamos mais
preparados para crises eventuais que porventura possam acontecer”,
afirma o empresário Luiz Carlos.
Perceber as mudanças
do mercado, reagir com rapidez e ser flexível para dar novo rumo aos
negócios foram, também, as características demonstradas pelo
empresário Alexandre Spínola no momento da crise. Fabricar fontes
de resina foi um bom negócio até 1995. As vendas cresciam 30% ao
ano. Quando os preços começaram a despencar, graças a uma grande
quantidade de fabricantes e um mercado consumidor em queda, a fábrica
entrou no vermelho.
“Foi quando nós
resolvemos fazer vendas diretas por feiras, exposições, e para o
Brasil inteiro”, diz o empresário.
Para o consultor Renato
de Andrade, a ousadia e a coragem para arriscar são indispensáveis
se o empreendedor quiser vencer os obstáculos.
“O empreendedor não
é um jogador da sorte, não é um aventureiro, é alguém que tem
coragem para realizar, quando ele percebe que tem grandes chances de
obter o sucesso”, afirma Renato de Andrade.
Para Alexandre Spínola,
as principais dicas são inovar sempre e ficar atento às
necessidades do cliente: “Cada consumidor para mim é o maior
cliente que eu tenho. Então, eu estou ouvindo o consumidor. É de lá
que você capta determinadas dificuldades do consumidor. Faz um todo,
uma pesquisa e você acaba lançando produtos que o consumidor pede.”
Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).