* O crescimento extraordinário das marcas próprias

O crescimento extraordinário das marcas próprias

O consumidor brasileiro experimenta os produtos por causa da boa qualidade e do baixo preço. Hoje, a marca própria já entra em mais de 18 milhões de casas no país.
“O fenômeno começou nas gôndolas dos supermercados, e hoje é uma realidade para inúmeros negócios: de lojas de presentes a farmácias homeopáticas” - afirma Ricardo Afonso, consultor do Sebrae.
No ínício, as marcas próprias eram de grandes redes de supermercados que lançavam suas marcas em produtos como massas de tomate, refrigerantes e biscoitos.
Hoje lojas de pequeno e médio porte já podem contar com esta bem sucedida experiência de Marketing: “Oferecemos toda nossa linha de aromaterapia para que as lojas possam colocar suas próprias marcas: de sais de banho até incensos, dos óleos essenciais até as velas para rechaud” - relata Flávio Del Puente, gerente de Marketing da Alto Astral Presentes, que além de oferecer os produtos com o nome da loja do cliente, ainda oferece toda a infra-estrutura de Marketing - da criação da embalagem até os expositores com a marca do cliente. “Hoje o setor de marcas próprias responde por 25% do nosso faturamento” - confidencia o “marketeiro” da empresa.
O baixo preço é a única vantagem para o consumidor?
Pelas entrevistas realizadas, tudo indica que não. “A marca própria de uma loja é garantia de qualidade: nenhum lojista de renome vai sacrificar seu nome por um produto que não seja o melhor do mercado” - diz Cláudia Nascimento, cliente assídua de uma loja de aromaterapia. Essa percepção do consumidor demonstrou ser verdadeira: só empresas com o compromisso de qualidade atuam neste setor.
“Nós criamos a certificação Abmapro pra fornecedores de marca própria e terceirização, onde nós buscamos a harmonização dos critérios mínimos e necessários pra que o fornecedor possa ser aprovado para fabricar marcas próprias”, afirmou Neide Montesano, presidente da Abmapro.
Quais as vantagens da marca própria para o lojista?
A maior vantagem é, sem dúvida, a fidelização - o consumidor sabe que só naquela loja (ou rede de lojas) poderá encontrar aquela marca: o consumidor acaba se tornando fiel à loja e à marca própria de uma maneira natural. “É cômodo para o cliente saber que naquela loja ele sempre vai encontrar o produto que conquistou sua confiança” - ensina Otávio Messias, consultor de marcas.
Outra vantagem é a contínua divulgação da marca da loja: onde quer que este produto esteja, ele vai divulgar o nome do estabelecimento comercial. Além do produto em si dispensar um grande investimento em Marketing (ele traz consigo toda importância da loja que o vende), o produto ainda se torna um veículo de propaganda da marca. “Conquistei muitos clientes novos através dos produtos com a nossa marca” - afirma Sueli Costa, lojista do ramo de Aromaterapia.


Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).