O consumidor brasileiro experimenta os produtos por causa da boa qualidade e do baixo preço. Hoje, a marca própria já entra em mais de 18 milhões de casas no país.
“O fenômeno começou
nas gôndolas dos supermercados, e hoje é uma realidade para
inúmeros negócios: de lojas de presentes a farmácias homeopáticas”
- afirma Ricardo Afonso, consultor do Sebrae.
No ínício, as marcas
próprias eram de grandes redes de supermercados que lançavam suas
marcas em produtos como massas de tomate, refrigerantes e biscoitos.
Hoje lojas de pequeno e
médio porte já podem contar com esta bem sucedida experiência de
Marketing: “Oferecemos toda nossa linha de aromaterapia para que as
lojas possam colocar suas próprias marcas: de sais de banho até
incensos, dos óleos essenciais até as velas para rechaud” -
relata Flávio Del Puente, gerente de Marketing da Alto Astral
Presentes, que além de oferecer os produtos com o nome da loja do
cliente, ainda oferece toda a infra-estrutura de Marketing - da
criação da embalagem até os expositores com a marca do cliente.
“Hoje o setor de marcas próprias responde por 25% do nosso
faturamento” - confidencia o “marketeiro” da empresa.
Pelas entrevistas
realizadas, tudo indica que não. “A marca própria de uma loja é
garantia de qualidade: nenhum lojista de renome vai sacrificar seu
nome por um produto que não seja o melhor do mercado” - diz
Cláudia Nascimento, cliente assídua de uma loja de aromaterapia.
Essa percepção do consumidor demonstrou ser verdadeira: só
empresas com o compromisso de qualidade atuam neste setor.
“Nós criamos a
certificação Abmapro pra fornecedores de marca própria e
terceirização, onde nós buscamos a harmonização dos critérios
mínimos e necessários pra que o fornecedor possa ser aprovado para
fabricar marcas próprias”, afirmou Neide Montesano, presidente da
Abmapro.
Quais as vantagens da
marca própria para o lojista?
A maior vantagem é,
sem dúvida, a fidelização - o consumidor sabe que só naquela loja
(ou rede de lojas) poderá encontrar aquela marca: o consumidor acaba
se tornando fiel à loja e à marca própria de uma maneira natural.
“É cômodo para o cliente saber que naquela loja ele sempre vai
encontrar o produto que conquistou sua confiança” - ensina Otávio
Messias, consultor de marcas.
Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).