* O que podemos aprender com as grandes empresas?

O que podemos aprender com as grandes empresas?

“A habilidade de aprender mais rápido que seus concorrentes pode ser a única vantagem competitiva sustentável” (Arie de Geus)

Como os ensinamentos de sucesso de empresas como Disney, Mcdonald’s, General Electric, Kellogg’s, podem ajudar nossas empresas?
Embora pareçam de realidades muito diferentes, os princípios universais de sucesso no mundo dos negócios são os mesmos. É por isso que nas nossas apostilas vamos apresentar, junto com as mais modernas lições de marketing e gestão, exemplos clássicos do que já foi realizado com muito sucesso.
À primeira vista pode parecer estranho que negócios de dimensões tão distantes possam se complementar. Mas os requisitos para uma empresa prosperar, seja ela pequena ou grande, esteja no Brasil, nos Estados Unidos ou na China, são os mesmos.

“Mais do que negócios globais, estamos nos referindo aos fundamentos que regem o sucesso empresarial no mundo.”

Em resumo, podemos dizer que:
1) O propósito de uma empresa é criar e manter clientes;
2) Para isso a empresa precisa produzir e entregar bens e serviços que as pessoas querem e valorizam, a preços convenientes e sob condições razovelmente atrativas, relativamente ao que é oferecido pelos concorrentes, e a uma proporção de clientes que seja suficiente para possibilitar tais preços e condições;
3) Para manter-se no mercado, a empresa precisa produzir receitas que excedam os custos, em quantidade suficiente e com bastante regularidade, a fim de atrair investidores, e precisa buscar sempre estar à frente das ofertas competitivas;
4) Toda empresa deve ter responsabilidade social e ser ecologicamente sustentável, a fim de que o seu mercado se mantenha saudável;
5) Nenhuma empresa, por menor que seja, pode fazer qualquer dessas coisas por mero instinto ou acidente. Ela tem de esclarecer sua missão, sua visão do negócio, seus valores e seus objetivos;
6) Em todos os casos, é necessário um sistema apropriado de recompensas, auditorias e controles, a fim de garantir que o que foi planejado seja realizado adequadamente, e - quando não - que seja rapidamente retificado.

O verdadeiro objetivo deve ser servir, e uma empresa faz isso ao conquistar e manter clientes.
Não faz muito tempo que muitos empreendedores supunham que os propósitos empresarias seriam outros. Acreditavam que o objetivo de uma empresa seria ganhar dinheiro. Mas essa crença se tornou tão vazia moralmente e sem dignidade, que rapidamente se tornou obsoleta. Acreditar que o objetivo de uma empresa é ganhar dinheiro é o mesmo que dizer que o objetivo da vida é comer. Tanto um quanto o outro são apenas requisitos. Sem comida, a vida cessa. Sem lucro, o negócio pára. O resultado deve ser positivo (lucro), pois o processo de manter a vida também é um processo de destruí-la. pois sabemos que a produção desgasta não somente as máquinas, mas também as pessoas que as operam e as dirigem. Para manter a vitalidade é preciso haver sobra suficiente para reposição do que foi desgastado.


Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).