Os tímidos podem vencer no mundo dos negócios?
Na reportagem “Sou
Inibido, E Daí?”, A psicoterapeuta americana Marti Olsen Laney,
autora do livro “A Vantagem Do Tímido” (Editora Best Seller),
diz que não é preciso vencer a timidez para ter sucesso no
trabalho.
No dicionário de
língua portuguesa “timidez” é sinônimo de “debilidade” e
“fraqueza”. A senhora, naturalmente, discorda disso, sim?
A timidez é confundida
freqüentemente com a introversão, mas não são as mesmas coisas. A
timidez é quase uma experiência universal de todos nós, pois
introvertidos e extrovertidos podem ser tímidos, às vezes. As
crianças tímidas de um ou outro temperamento têm um medo
enfraquecedor de humilhação, de vergonha e de censura. Esse
comportamento é adquirido com o tempo e pode ser corrigido com o
aprendizado de habilidades sociais. A introversão é algo adquirido
de nascença e impacta todas as áreas de sua vida, não apenas as
habilidades sociais. Mas, também não a vejo como algo negativo.
Um profissional
introvertido pode assumir um cargo de liderança e será um bom
líder?
Sim, muitos
profissionais que são introvertidos se tornam excelentes líderes.
Eles se sobressaem em planejamento, estratégia e no gerenciamento de
pessoas. Dois bons exemplos de tímidos que ficaram bilionários são
Bill Gates, da Microsoft, e Warren Buffet, da Berkshire Hathaway.
Em quais departamentos
de uma empresa o tímido tem mais chance de crescer: Marketing,
Controladoria, Vendas, Rh?
Um introvertido terá
sucesso em qualquer departamento contanto que ele possa usar suas
virtudes e não desperdiçar toda sua energia. Alguns dos melhores
homens de venda são introvertidos. Eles conseguem ouvir o que o seus
clientes precisam. Mas é difícil para um introvertido ficar no
balcão de atendimento lidando com muitos consumidores.
Como um tímido pode se
sair bem no mundo dos negócios?
Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).