* Os tímidos podem vencer no mundo dos negócios?

Resultado de imagem para timidez
Os tímidos podem vencer no mundo dos negócios?

Na reportagem “Sou Inibido, E Daí?”, A psicoterapeuta americana Marti Olsen Laney, autora do livro “A Vantagem Do Tímido” (Editora Best Seller), diz que não é preciso vencer a timidez para ter sucesso no trabalho.

No dicionário de língua portuguesa “timidez” é sinônimo de “debilidade” e “fraqueza”. A senhora, naturalmente, discorda disso, sim?
A timidez é confundida freqüentemente com a introversão, mas não são as mesmas coisas. A timidez é quase uma experiência universal de todos nós, pois introvertidos e extrovertidos podem ser tímidos, às vezes. As crianças tímidas de um ou outro temperamento têm um medo enfraquecedor de humilhação, de vergonha e de censura. Esse comportamento é adquirido com o tempo e pode ser corrigido com o aprendizado de habilidades sociais. A introversão é algo adquirido de nascença e impacta todas as áreas de sua vida, não apenas as habilidades sociais. Mas, também não a vejo como algo negativo.

Um profissional introvertido pode assumir um cargo de liderança e será um bom líder?
Sim, muitos profissionais que são introvertidos se tornam excelentes líderes. Eles se sobressaem em planejamento, estratégia e no gerenciamento de pessoas. Dois bons exemplos de tímidos que ficaram bilionários são Bill Gates, da Microsoft, e Warren Buffet, da Berkshire Hathaway.

Em quais departamentos de uma empresa o tímido tem mais chance de crescer: Marketing, Controladoria, Vendas, Rh?
Um introvertido terá sucesso em qualquer departamento contanto que ele possa usar suas virtudes e não desperdiçar toda sua energia. Alguns dos melhores homens de venda são introvertidos. Eles conseguem ouvir o que o seus clientes precisam. Mas é difícil para um introvertido ficar no balcão de atendimento lidando com muitos consumidores.

Como um tímido pode se sair bem no mundo dos negócios?
Um introvertido precisa se preparar. O melhor é fazer uma extensa pesquisa sobre o ramo em que vai atuar e com que tipo de pessoas ele vai lidar. Ele deve imaginar respostas e até treinar entrevistas com parentes e amigos. Sempre é recomendável que ele saiba decorado seus pontos fortes para enfatizá-los nas respostas. Ao se apresentar, deve ainda dar um aperto de mão firme e olhar nos olhos do outro ao falar. Pode ser bom elevar o tom de voz um pouco em sentenças mais curtas para manter a atenção dos entrevistadores.


Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).