Planejamento empresarial e a Lei de Pareto
“O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões no presente” Peter Drucker
“O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões no presente” Peter Drucker
Manter uma empresa de
pequeno porte pode ser apenas uma questão de planejamento. Pelo
menos esta é a base para sustentá-la. A conclusão é do professor
Josir Simeone Gomes, coordenador do mba executivo em gestão de
negócios do Ibmec Business School, que elaborou regras práticas
para fazer um pequeno negócio dar certo.
Há dez anos estudando
o caso de empresas familiares que quebram, Gomes criou cinco
orientações para os micro e pequenos empresários. A primeira é
ficar de olho no mercado em que se pretende investir, em especial nos
concorrentes. S segunda, saber o momento certo para abrir o
empreendimento.
Avaliar se tem
conhecimento para tocar o projeto e se capacitar é outro requisito
considerado fundamental pelo professor. Assim como garantir que o
negócio apresente algo a mais ao mercado. e calcular o fluxo de
caixa antes de abrir as portas.
“ O maior problema
está na falta de capacitação gerencial. Muitos empreendedores se
lançam no negócio na base do entusiasmo e do modismo, sem avaliar
sua viabilidade” - diz Gomes, frisando que mais de 70% das pequenas
empresas brasileiras fecham as portas logo no primeiro ano de
existência.
Planejando seus negócios segundo a Lei de Pareto
“É necessário
pautar nossas vidas e nossos negócios pela Lei de Pareto”.
O que é a “Lei de
Pareto”?
20% de nossas ações
são responsáveis por 80% de nossos resultados;
20% de nossos clientes
são responsáveis por 80% de nossas vendas;
20% de nossos
vendedores são responsáveis por 80% de nosso faturamento;
20% de nossos produtos
são responsáveis por 80% de nossos ganhos;
20% de nossos
fornecedores são responsáveis por 80% de nossa linha de produtos;
20% de nosso trabalho é
responsável por 80% de nosso sucesso;
Portanto, devemos estar
focados nesses mágicos 20% para ter realizações eficazes.
É o que afirma o
importador Mustafá Halili: “Muitos pequenos empresários gastam
muito tempo e energia com negócios que não representam nem 20% do
seu faturamento, enquanto que deixam de atender muito bem os clientes
que são responsáveis por 80% dos seus negócios.”
Essa tese é confirmada
por Flávio Del Puente, gerente de marketing da Alto Astral
Presentes: “O novo empresário tem tanta gana de conquistar
mercados e clientes que gasta boa parte de seu tempo com negócios
que têm pouca representatividade, perdendo oportunidades de ouro que
determinariam o sucesso de seu empreendimento. É o que chamamos de
desconcentração em Marketing.”
Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).
Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).