Planejando bem o seu negócio: boa ideia x oportunidade de negócio
A falta de planejamento e a má gestão estão entre as principais causas de fracasso de uma empresa. Segundo o consultor Antônio Carlos de Matos, o primeiro passo em falso é a confusão, bastante comum, entre uma oportunidade de negócio e uma boa idéia.
“Uma idéia é: eu
quero montar um negócio x porque eu quero, porque eu gosto, porque
eu acho que sei tocar aquele negócio, porque eu acho que sei fazer
pizza e assim por diante. e a oportunidade de negócio não é isso.
a oportunidade é: se tem alguém interessado em comprar aquele
serviço ou aquele produto e, se esse alguém, se esse conjunto de
pessoas, se esse mercado é potencial para um volume de vendas que
valha a pena aquele esforço, valha a pena aquele investimento”,
esclarece o consultor.
Como pesquisar?
“As grandes empresas
contratam empresas de pesquisa, fazem estatísticas diversas. A
pequena empresa tem uma opção maravilhosa que é conhecer outras
empresas do ramo. Visitar dezenas, centenas de empresas do ramo,
conversar com empresários da mesma área. Querer saber, investigar
detalhes do mercado fornecedor, detalhes da clientela, como a
clientela reage aquilo etc”, diz Antônio Carlos.
Cuidado com as despesas ocultas
“Por exemplo, o
décimo terceiro salário. Mensalmente, os funcionários têm direito
a 1/12 do salário, que, no final do ano, compõe o 13º salário.
portanto, no final do ano, o empresário precisará desembolsar duas
folhas de pagamento: a normal e o 13º salário. Muitas empresas não
se preparam para isso e, no final do ano, têm que recorrer a bancos,
tomar empréstimos, liquidar, para conseguir o dinheiro adicional.
Como sair de uma situação dessa? Mensalmente provisionar 1/12 da
folha de pagamento. guardar esse dinheiro realmente”, sugere ele.
O empresário conhece o
custo do produto?
“Cerca de 86% das
pequenas empresas não conhecem o custo de seu principal produto.
Isso significa que ele não tem domínio sobre o processo de
fabricação, sobre o processo de compra. Ele não tem domínio sobre
a formação do preço de venda. Ele não tem domínio sobre o seu
lucro. Isto é, quanto custa o seu produto, quanto sobra para ele.
Ele não tem domínio sobre a sua margem. Quanto sobra para sua
empresa após pagar os fornecedores”, avalia.
Não sobrecarregue a
sua empresa
“Muitos empresários
imaginam que a empresa deve sustentar a família, e se a empresa só
pode gerar uma certa quantidade de lucro, e se esse lucro é menor do
que o volume de renda que a família precisa, a empresa não poderá
sustentá-la. Muitos empresários não se apercebem disso e sugam
mais da empresa do que ela pode dar”, diz o consultor.
Pense nisso:
“Empresário bem-sucedido é aquele que consegue fazer com que a empresa opere no dia-a-dia sem precisar o tempo todo da presença do dono.” (Antonio Carlos De Matos - consultor de empresas )
“Em tudo o que você faz na vida existe risco. por que não arriscar em novos produtos?” (Flora Melkonian, fabricante de produtos naturais.)
“Só com o controle financeiro a gente consegue visualizar os problemas e traçar estratégias para a empresa.” (Leda Montanaro, dona de uma loja de presentes)
“É a miopia. Você focaliza o concorrente, mas não analisa o preço dele. Você enxerga o produto, mas não vê se o consumidor está na área do seu negócio.” (Eduardo Faro, consultor de empresas, sobre o erro mais frequente na administração de um negócio)
“Você tem que ser criativo. A concorrência copia, mas se você criar novos produtos, estará sempre na frente. É o que importa”. (Wanda Machado, dona de uma empresa que produz artigos para cozinha)
“É no comércio que
estão as maiores taxas de mortalidade: 39% das lojas fecham antes de
completar o primeiro ano. Na indústria, o índice cai para 32%, e
nos serviços, 30% fecham no primeiro ano. (Sebrae - SP)”.
Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).
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