* Teste: Qual seu perfil de empresário?

Teste: Qual seu perfil de empresário?

Empreendedor, Gerente ou Técnico?
Conheça a personalidade que predomina em você e evite conflitos.
Para se tornar um empresário bem-sucedido, o candidato precisa reunir a imaginação e a determinação de um empreendedor, a habilidade e capacidade de organização de um gerente e os conhecimentos de um técnico.
Os conflitos entre uma personalidade e outra sempre existirão, mas precisam ser superadas para que haja harmonia necessária para o bom funcionamento do empreendimento.
A situação ideal é a de equilíbrio entre as três qualificações: é o famoso três-em-um.

Quem tem medo do empreendedor?
O empreendedor é aquele que é capaz de deixar o técnico “enlouquecido” e o gerente “preocupado” e muitas vezes “furioso”. Está sempre pronto para lançar mão de novos projetos ou simplesmente mudar tudo do anterior. Vive no futuro. É capaz de transformar possibilidades em probabilidades, as crises em oportunidades. É o catalisador de mudanças.
Em função disso é capaz de criar certa confusão à sua volta. Exerce influência sobre as pessoas, o suficiente para arrastá-las em direção às suas idéias.

Vamos organizar, o gerente vem aí!
O gerente é aquele que corre atrás do empreendedor para colocar um pouco de ordem na confusão. Costuma ser pragmático. Sem ele não existe planejamento nem ordem. Sua maneira de pensar e agir viabiliza uma empresa.
Do equilíbrio entre a visão do empreendedor e o pragmatismo do gerente é que surgem os grandes empreendimentos.

Ponto de vista, todo técnico tem...
Viável ou inviável. É assim que os técnicos costumam definir um projeto. Não existe o meio termo para quem tem que colocar o negócio para funcionar. Ao contrário do empreendedor, vive só o presente e considera que perde tempo com as inovações de última hora.
Executa e gosta de lidar com um projeto de cada vez. Fica satisfeito quando impõe seu ritmo ao trabalho.


Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).