Transformando atendentes em vendedores de verdade
A nossa grande luta é
demonstrar aos comerciantes e lojistas que
não existe mais espaço para amadores.
Mas, infelizmente,
muitos empresários ainda não se deram conta da importância do
vendedor profissional.
Muitos imaginam que
esta é uma atividade que qualquer um pode exercer; que basta apenas
encostar a barriga no balcão e dizer : “Às suas ordens, pois
não”, apresentar alguns produtos, ser atencioso e educado.
Se assim fosse, todos
seriam vendedores em potencial e, com pouco ou nenhum treinamento,
muitos seriam grandes profissionais de vendas.
A realidade passa como
um trator por cima destes conceitos e observamos inúmeros negócios
que não decolam pela falta de um administrador de vendas competente.
Muitos “profissionais”
se contentam em apenas atender seus clientes. Quando se pensa assim,
abre-se uma oportunidade excelente para os seus concorrentes
crescerem e ampliarem seus negócios até mesmo onde a sua empresa
atua.
Tenha ao seu lado uma
equipe de grandes vendedores e ofereça o melhor aos seus clientes,
antes que os seus concorrentes o façam.
Vamos descrever as
principais características do grande vendedor:
1) Ele tem satisfação
intrínseca pelo que faz, pois ama seu trabalho;
2) Busca aprimorar-se
sempre, mantendo-se bem informado através dos outros profissionais
que atuam no mercado;
3) Administra-se com
competência, não sendo dependente de ninguém
4) Convive eternamente
com a alegria da venda e com a frustação da não-venda;
5) Não se conforma em
vender pouco (independente das crises financeiras, o bom vendedor
sempre melhora e aperfeiçoa o seu trabalho ao invés de arranjar
desculpas pelo seu fracasso);
6) Tem a perfeita
consciência que no mundo dos negócios existe o risco permanente que
é vender e não vender.
Sabemos que a grande
escola de vendas é cada um dos clientes e todas as possibilidades do
nosso dia a dia.
Retire para o seu
próprio proveito as lições que a vida dá, aprimore o seu espírito
vendedor e vencedor, em vez de colocar a culpar na situação
econômica do país, do ponto comercial não ser muito favorável, do
poder aquisitivo dos seus clientes, da falta de dinheiro para se
fazer uma grande reforma na sua loja. Enfim, assuma a
responsabilidade pelo sucesso comercial do seu empreendimento.
Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).
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