* Você tem talento de empresário?

Você tem talento de empresário?

Veja se você está realmente preparado para essa nova empreitada:
1) Você confia no seu potencial? Se nem você mesmo acredita na sua capacidade, então por que se arriscar num negócio novo e por que alguém deveria segui-lo?
2) Você aceita assumir riscos? Não se iluda. Você precisa quebrar as regras e correr riscos. Do contrário, não será inovador.
3) Como você lida com os imprevistos? Se você entra em pânico quando surge algum imprevisto, cuidado: abrir um negócio próprio pode fazer mal até para sua saúde.
4) Você tem facilidade para tomar decisões importantes? Hoje, os problemas exigem habilidade e velocidade para serem resolvidos. Lembre-se que adiá-los demais pode ser perigoso.
5) Você tem fome de oportunidades? Uma característica típica do empreendedor moderno é ver oportunidades em tudo e questionar muito.
6) Você tem fôlego? Esse ingrediente é fundamental. Não existe um momento certo para uma oportunidade surgir. Portanto, esteja sempre preparado.
7) Você está disposto a ser um líder exemplar? No papel de líder, você terá de conquistar a confiança de cada pessoa da sua equipe e dar todo o suporte que ela precisa. Comece com o pé direito.

Projetos de negócios para uma Nova Era
“A decisão é só 30% do projeto.” Essa frase pertence a um dos empresários mais bem sucedidos do momento: Oswaldo Meirelles, o presidente do Fleetboston Global. Portanto, lembre-se que boas ideias não valem nada sem competência para implementá-las com sucesso. Para começar bem e garantir os primeiros 30% você deve organizar e analisar muito bem o seu projeto. Pense nos seguintes itens:
1. Quais são os pontos fortes e fracos do projeto?
2. Quem são os seus futuros clientes e quais suas características?
3. Você tem certeza que existe demanda de mercado para o seu produto, ou serviço?
4. Quanto tempo e dinheiro você precisa para atingir os objetivos?
5. Como seu negócio dará lucro?
6. Quais são e como trabalham seus concorrentes?

Faça um plano de negócios
É um resumo da ópera com todos as informações que podem ajudá-lo. Deixe claro as suas metas de médio e longo prazo, além de organizar um arquivo completo com dados importantes sobre o assunto. Se necessário, monte até um diário. Enfim, você deve saber responder qualquer pergunta sobre o projeto, principalmente os seis itens citados acima.
Além disso, não esqueça de escrever:
• A missão e a ideologia da empresa;
• Descrição detalhada dos produtos, serviços e atributos;
• Apresentação dos fornecedores e clientes;
• Planejamento financeiro com as projeções de faturamento, fluxo de caixa e outros números importantes;
• Plano de tecnologia que a sua empresa precisa.

Tenha uma carta na manga
A Babson College é considerada uma das melhores escolas de empreendedores dos Estados Unidos. Um dos ensinamentos prediletos lá:
A) Ele vão fracassar;
B) Tudo bem.

Portanto, nunca descarte a possibilidade de ter um plano B. Ele vai dar mais força para você se recuperar de um eventual tombo. Os deslizes no começo do empreendimento são normais, mas para diminuir as chances de erro tenha sempre isso em mente:

1. Não jogue fora o seu Business Plan
Lembra dos velhos questionamentos que você fazia sobre seu projeto? Continue questionando para manter seu projeto alinhado com a realidade.

2. A prioridade não são os investidores
Muitos empresários erram ao lançar ações que fazem fortuna e se esquecem de criar negócios sustentáveis e uma boa rede de clientes.

3. Conhecimento para que te quero!
Nunca pare de aprender. Aliás, nem pense nisso. Uma pesquisa da consultoria americana Dun & Bradstreet revelou que a maioria dos novos projetos quebra pela falta de conhecimento dos mentores.

4. Divirta-se
Ora, esse projeto é seu! E finalmente você tem o controle total sobre sua carreira. Trabalhar 100% motivado é sempre melhor, não é?


AS VIRTUDES NECESSÁRIAS PARA A NOVA ERA DO MARKETING

1. Capacidade de assumir riscos
É a disposição de enfrentar desafios, de abandonar a vida relativamente segura de assalariado para experimentar os limites de sua capacidade, em um negócio próprio. Saber enfrentar riscos é a característica número um do empresário. Depois de instalada a empresa, é preciso renovar os produtos e serviços. O avanço tecnológico, modismos, costumes e o comportamento mudam, tudo isso afeta o seu negócio. É preciso arriscar no futuro para não ficar defasado. As recompensas estão associadas aos maiores riscos, que bem dosados, garantem sucesso ao empreendimento.

2. Senso de oportunidade
Enxergar oportunidades onde outros só veêm ameaças, eis a chave da questão. Identificar tendências, necessidades atuais e futuras dos clientes. Chegar na frente com produtos e serviços novos ou diferenciados. Para isso, é necessário estar permanentemente ligado ao que acontece em sua volta, na sociedade, nos meios de comunicação, no setor onde a empresa opera. Na década 70, os ecologistas eram vistos como seres lunáticos. Hoje a ecologia é fundamental para o Marketing de qualquer segmento.

3. Liderança
Capacidade de induzir pessoas, de usar o poder de influência para solucionar problemas. Delegar responsabilidades, valorizar o empregado, formar uma cultura na empresa, para alcançar o objetivo principal - a satisfação dos clientes. Flexibilidade, velocidade e competência. Outros valores devem ser cultivados e introduzidos na organização. As armas de sua administração são a liderança e a participação. O dirigente deve ser um líder, alguém em quem todos confiam.

4. Jogo de cintura
Ser flexível. Ter capacidade de reconhecer o que é melhor, e se for preciso, mudar tudo em busca da excelência -desde produtos e serviços, processos, métodos de trabalho e políticas empresariais. O necessário para ajustar a organização às expectativas dos clientes. O empreendedor deve entender o conceito de parceria nos negócios. Ganhar a custa de outros é postura predatória. Reduz a possibilidade de que outros bons negócios aconteçam e traz o isolamento. O mesmo pode acontecer em negociações desastradas com empregados. Conceder aqui para conquistar ali é ter jogo de cintura. No processo de negociação todos devem ganhar.

5. Persistência
Definir e manter o direcionamento de suas energias rumo a uma visão de sucesso. O caminho de um empreendedor até a estabilidade pode ser longo e difícil. Muitas vezes pode ocorrer a vontade de desistir. Para que isso não ocorra, sua visão do futuro deve ser ambiciosa. Não se contente com o possível, mas com o desejável. Entretanto, é necessário estabelecer caminhos seguros que o levem a tornar os sonhos realidade. Manter o rumo é saber para onde se vai e como chegar lá.

6. Visão global da organização
Ver a organização como processo de satisfação das necessidades do cliente, em permanente interação com o meio onde atua. Para atender bem os clientes externos, é necessário que os clientes internos, empregados e colaboradores, estejam satisfeitos. Visão global requer perfeito entrosamento com fornecedores e uma “política de boa vizinhança” com a comunidade.

7. Atualização
Aprender tudo que for relacionado com o seu negócio, clientes, fornecedores, parceiros, concorrentes, colaboradores ... Uma descoberta abre caminho para tantas outras e a consequência é o aperfeiçoamento. A observação do comportamento das pessoas, do que as preocupa, nos ensina muito. A convivência com outros empresários, o relato de suas experiências e opiniões, tudo isso importa.

8. Organização
Ter senso de organização é compreender que só se obtêm resultados positivos com a aplicação dos recursos disponíveis de forma lógica, racional e organizada. Definir as metas, garantir a execução conforme o planejado e corrigir os erros de forma rápida é essencial para obter o sucesso desejado. Os princípios da qualidade total, sistemas organizacionais modernos, reengenharia, são assuntos que devem ser conhecidos e, principalmente, praticados.

9. Inovação
Cultivar ideias novas, algumas em fase de estudos, outras em vias de execução, é fundamental para o empreendedor de sucesso. O mais importante é transformar as idéias consideradas viáveis em fatos concretos e dinâmicos, que possam garantir a permanente evolução da organização. O espírito do empreendedor surge como necessidade imperativa para que a organização sobreviva aos novos tempos.

10. Disposição de trabalho
Ter sucesso na atividade empresarial significa se envolver com a organização em todos os sentidos, da forma mais completa possível, desde a fase da sua criação. Não basta simplesmente ser o dono. É preciso dedicação total. Brincar de empresário pode custar muito caro. Ser empreendedor é aceitar que o negócio faz parte de sua vida, que é um projeto a realizar.


Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).