As Lições de Ram
Charan
Ram Charan é doutor
pela Harvard Business School, escola onde também lecionou. Recebeu
prêmios por ser um excelente profissional na área de educação
executiva. Orientou diversos CEOs de sucesso no mundo durante 35
anos, entre eles Jack Welch, ex-presidente da GE, e escreveu 13
best-sellers nas áreas de liderança e gerenciamento.
Ram Charan também é
um senhor de 70 anos, de traços bem indianos, ligeiramente calvo e
muito vigoroso. Durante o Fórum HSM de Gestão e Liderança, evento
realizado em São Paulo no qual palestrou, não ficou parado no
palco; circulava entre as fileiras do teatro, indo para frente e para
trás, gesticulando e falando. Quando pedia para os executivos
presentes debaterem alguma questão entre si, ficava quieto, cruzava
as mãos atrás do corpo, a barriga para a frente, andava devagar com
um olhar calmo e determinado, como um treinador de um time.
Essa, aliás, foi a
metáfora mais utilizada por ele. A gestão é como o esporte, e ser
um líder é como ser um atleta: para ser bom é necessário treino,
muito treino. Simplificar questões complexas com didatismo é uma de
suas características mais celebradas. Seu método é simples: Charan
basicamente faz perguntas e formula hipóteses; conta histórias para
exemplificar; e disso elabora uma regra geral e um esquema. Por isso,
talvez a forma mais fiel de narrar a sua palestra seja por meio dos
esquemas que ele mesmo utilizou.
1) Quais são as
características atemporais dos líderes?
2) De que maneira o
mundo está se reajustando? (As 5 tendências inexoráveis para o
futuro)
3) Quem são os líderes hoje?
4) Quais as estratégias
de um líder?
1) Quais são as
características atemporais dos líderes?
a) Inspirar os outros a
cada encontro. Charan acredita na troca de energias entre um líder e
seus funcionários.
b) Jamais ser obsoleto.
“O Brasil deve crescer muito nos próximos anos; não deixe de
crescer com ele, ou ficará para trás”, diz.
c) Verificar tendências
externas. “Leiam o Financial Times e o Wall Street Journal, mesmo
que por apenas 20 minutos”, aconselha.
d) Crescer com seus
colegas. Se seus liderados forem capazes, seu alcance como líder
será maior; treine-os, dê feedback a eles.
e) Ter um sucessor em
mente. “Se não tiver quem o suceda em mente, o líder vai ficar
preso às atribuições rotineiras; se ele souber quem pode
substituí-lo, vai poder se dedicar a atividades de excelência”,
afirma Charan.
2) De que maneira o
mundo está se reajustando? (As 5 tendências inexoráveis para o
futuro)
a) Há 1 bilhão de
pessoas no mundo saindo da linha de pobreza e virando consumidores.
“Com o crescimento de países como China, Índia e Brasil, estamos
vendo a transferência de riqueza para o hemisfério Sul, e logo
haverá mais pessoas para consumir, mercados em ascensão”, diz
Charan.
b) A comunicação
entre as pessoas, com a tecnologia, vai aumentar continuamente.
c) Haverá um aumento
de transações e negócios pela internet.
d) É crescente a
preocupação com a saúde e o bem-estar no mundo inteiro.
e) Vai se intensificar
a competição internacional por recursos naturais de importância.
“Veja a importância crítica do lítio, por exemplo, usado em
baterias recarregáveis”, exemplifica.
3) Quem são os líderes hoje?
“Os líderes devem
ser os arquitetos da estratégia. O presidente da Nokia visitou a
Índia e previu ali um enorme mercado de comunicações em potencial.
Sabia que para ter sucesso ali, teria que dominar o mercado e criar
um aparelho barato. Chamou 12 funcionários top da empresa: 3 da
Finlândia, sede da empresa; 3 da China, especializados em aparelhos
baratos; e 6 da Índia, porque conheciam melhor o mercado. ‘Quero
um aparelho que domine o mercado e que custe menos de US$ 30. Vocês
têm seis meses para criá-lo’, disse o presidente. Eles
conseguiram. Hoje a Nokia tem 73% do mercado local, um volume de mais
de US$ 30 bilhões.”
4) Quais as estratégias
de um líder?
a) Antecipar mudanças
externas. “A cada reunião de funcionários, reserve cinco minutos
para apresentar, contar e explicar uma mudança externa. Não precisa
ter a ver com a sua área de atuação, mas deve ser uma mudança.
Depois, discuta rapidamente essa mudança com os funcionários em
três passos”, diz ele, e exemplifica.
Na época do surgimento
do Napster. Primeiro passo, a mudança física: conte que há uma
empresa cuja plataforma permite a troca de arquivos online. Todos
poderiam baixar qualquer música, filmes e arquivos de qualquer
lugar. Segundo passo, a mudança social: os consumidores aderiram em
massa à rede e gostaram da possibilidade e conveniência de baixar
as músicas em casa. Quem ganha com isso? O consumidor. Quem perde
com isso? As gravadoras. Terceiro passo, a mudança criativa: como
seria possível tornar isso um negócio? Quem respondeu a essa
pergunta foi a Apple, em 1997. A loja online de música e vídeo da
empresa, a iTunes Store, fundada em 2003, já ultrapassou 10 bilhões
de downloads de faixas de músicas. Discutir esses casos com a equipe
ajuda a ficar de olho em mudanças externas e interpretá-las, saber
o que elas podem influenciar. Se você fizer isso com frequência, a
equipe estará sempre atenta e disposta a discutir. Mas você não
deve levar mais do que cinco minutos apresentando, e nem mais do que
cinco minutos discutindo.
b) Conhecer o próprio
negócio, e estabelecer suas prioridades com relação a ele. “Os
vendedores ambulantes são a maior comunidade de executivos no mundo.
Eles sabem a importância do caixa, e que se não tiverem um saldo
positivo naquele dia, não vão jantar naquela noite. A questão é
simples: você ganha dinheiro com a margem de lucro. Se não consegue
aumentar a margem, vai ter que vender mais rápido – isso significa
aumentar a velocidade de giro do estoque.
A Dell, fabricante de
computadores, como todas as empresas, começou pequena. Como não
produzia em grandes quantidades, não conseguia aumentar muito sua
margem de lucro sem perder mercado. Sua alternativa foi aumentar a
velocidade de giro de estoque. Em 1993, a empresa valia US$ 3 bilhões
e tinha velocidade de giro de estoque razoável. Em 2009, a
velocidade aumentou mais de 1000%, e a empresa hoje vale US$ 60
bilhões. Intensificar o giro de estoque é positivo também porque
você vai precisar de menos capital de giro.
A Apple, por outro
lado, usa a margem de lucro. Para aumentá-la sem perder participação
no mercado, você deve investir em novos produtos, em produtividade e
em inovação, diferenciando-se do mercado existente. A margem de
lucro de um computador Mac é 34%, enquanto a média dos outros
modelos no mercado é 18%. A Apple vende menos, mas mantém seu
faturamento por conta da alta margem de lucro, e pode fazer isso por
causa da experiência de uso única de seu computador.”
c) Conhecer sua equipe
de funcionários, e estabelecer suas prioridades com relação a ela.
“Com isso em mente, é possível saber qual a estratégia da
empresa, e que tipo de profissional é valioso para ela. Contratar um
funcionário é como ser um treinador de um time. Veja quais são os
talentos positivos da pessoa; se eles forem desejáveis para a vaga,
não se preocupe com as características negativas do funcionário,
elas poderão ser superadas. Se você não tiver bem claro qual o
foco da empresa, pode contratar um funcionário que é bom, mas não
para aquele cargo ou aquela função. E não vai adiantar de nada. É
essencial ter as pessoas certas nos lugares certos.”
d) Fazer avaliações
trimestrais de desempenho. “É importante fazer revisões de
desempenho, com uma boa periodicidade. Tanto para avaliar sucessos
quanto para justificar fracassos, deve-se prestar atenção em três
fatores: os seus funcionários; a colaboração interna; e a
colaboração externa.”
e) Ter hábitos dos
executivos de fato. Os hábitos que são essenciais em um líder são:
foco, fechamento e acompanhamento.
I) FOCO: Fique
concentrado em poucas coisas. Se tentar fazer tudo ao mesmo tempo,
vai fracassar;
II) FECHAMENTO: Jamais
encerre uma reunião sem um fechamento. Atribua responsabilidades.
Retome as responsabilidades, o que cada um vai fazer, qual é o prazo
e quando será a próxima reunião;
III) ACOMPANHAMENTO:
Acompanhe o desenvolvimento de todas as atividades planejadas.
“Não existe nada de
novo no que eu falei. Simplesmente pratiquem, treinem, e alcançarão
o sucesso. Obrigado.”
Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).
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