Crise: perigo ou oportunidade?
Identificar
oportunidades talvez seja uma das características mais valorizadas
no perfil empreendedor. As oportunidades podem estar em qualquer
lugar e surgir a qualquer momento, são janelas que se abrem por um
certo tempo e se fecham rapidamente.
Perdemos oportunidades
todos os dias e a grande maioria das pessoas nem sequer percebe que
surgiu e sumiu.
Do ponto de vista
empresarial, como você encara a queda da captação dos fundos de
investimento, as empresas americanas tendo suas contabilidades
questionadas, o aumento do índice de criminalidade? A princípio são
todas péssimas notícias, não é? Elas levam você a crer que a
conseqüência natural se traduz em ameaças ao seu negócio, certo?
Errado! Qualquer pessoa que esteja imbuído do verdadeiro espírito
empreendedor vê nessas ameaças um mundo de oportunidades.
Não por acaso, os chineses têm uma associação interessante entre perigo e oportunidade.
A palavra "crise" em chinês é composta por dois ideogramas: um significa perigo, o outro oportunidade.
Não por acaso, os chineses têm uma associação interessante entre perigo e oportunidade.
A palavra "crise" em chinês é composta por dois ideogramas: um significa perigo, o outro oportunidade.
Sim, as oportunidades surgem diante de qualquer situação de instabilidade ou mudança de qualquer natureza no ambiente presente. Esta ocorrência pode ser favorável ou desfavorável ao seu negócio. A máxima “fazer do limão uma limonada” é típica nestes casos.
A diferença é que
algumas pessoas enxergam o que os outros nem percebem. Depois de
anunciada, a idéia não parece óbvia (por quê não pensei nisto
antes...)? São vários os fatores que possibilitam o desenvolvimento
desta habilidade, mas eu diria que tudo gira em torno das conexões
entre diversos estímulos.
As oportunidades são
como espermatozóides no momento da fecundação. Dos milhões que
nascem, apenas um vinga. Quantidade é fator determinante para
identificar uma boa oportunidade. Quantidade de estímulos externos,
estímulos aos cinco sentidos. Somos hoje bombardeados todos os dias
por informações vindas das mais diversas fontes.
Não raro, por exemplo,
pessoas com habilidade de identificar oportunidades encontram
dificuldades em se concentrar. A cada parágrafo de um artigo lido,
por exemplo, a mente vagueia e faz amarrações com experiências
vividas, algumas se convertem em possibilidades e de vez em quando
surge uma idéia. Durante uma conversa, frequentemente ele se percebe
divagando e imaginando perspectivas diferentes sobre algo que lhe foi
dito. E isso não lhe representa nenhum esforço, ocorre
naturalmente. Esforço mesmo é tentar se concentrar e impedir que a
mente saia do foco.
Qualquer pessoa,
entretanto, pode desenvolver esta habilidade. Basta aprender a
prestar atenção no ambiente à sua volta, no caminho de casa,
brincando com uma criança, durante o trabalho, tomando banho, deixe
a mente voar e estabelecer conexões entre o ambiente e suas
experiências. Busque sempre uma formação multidisciplinar para
aumentar seu portfolio de experiências, leia sobre assuntos
diferentes, assista a programas que não vê habitualmente, faça um
trajeto diferente para chegar ao trabalho, experimente novos sabores,
conheça novas pessoas, visite novos lugares. Crie, enfim, condições
para que a diversidade de vivências amplie as possibilidades de se
identificar oportunidades. Quanto mais distinta for a sua formação
da média das pessoas, maiores serão suas possibilidades.
Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).
Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).