* Dicas campeãs para alcançar o sucesso

Dicas campeãs para alcançar o sucesso - Rebeca Hwang
A empresária coreana que lançou o Younoodle.com, rede social voltada para empreendedores, diz o que é preciso para um negócio dar certo.

Rebeca Hwang, 30 anos, nasceu na Coreia do Sul, mas foi criada na Argentina. Na hora de escolher uma carreira, decidiu estudar engenharia ambiental no Massachusetts Technology Institute (MIT) e na Universidade Stanford, nos Estados Unidos. Sua primeira empresa, a fabricante de produtos naturais Squizz, foi um desastre. O sucesso só veio quando ela resolveu se dedicar a uma rede social: a Younoodle.com, voltada para empreendedores. Fundada em parceria com quatro sócios (um americano, um russo, um dinamarquês e um inglês), a empresa desenvolveu um algoritmo que classifica as chances de uma startup ser bem-sucedida.
Aqui, suas dicas para quem está abrindo o primeiro negócio.

* US$ 100 mil por ano: este é o valor máximo que uma empresa deve pagar ao principal executivo. Se pagar mais, ele estará ali por dinheiro, o que é ruim.

* Montar o time certo é o fator mais importante para o sucesso de uma startup. A equipe precisa ter diversidade e reunir especialistas de diferentes áreas.

* Contratar com base na atitude é fundamental para o sucesso de um negócio. Mais que um bom currículo, as pessoas certas precisam ter a atitude ideal para determinada função.

* A dinâmica entre os sócios é fundamental. Se não houver uma combinação perfeita de habilidades, conhecimentos e personalidades, surgirão vários conflitos.

* Empreendedores bem-sucedidos não se preocupam com quanto dinheiro têm no banco. Eles gostam mesmo é de solucionar problemas.

* Prefira os setores que concentram a maior parte dos recursos para investimento hoje: biotecnologia e tecnologia da informação, principalmente tecnologia verde.

* Jamais deixe a ética de lado. Fracassar à frente de uma startup é aceitável, mas deslizes éticos e desonestidade são imperdoáveis.

* Uma empresa criada durante períodos de crise tem mais chance de dar certo. Quando acabarem as dificuldades, estará um passo à frente da concorrência.

* A ideia inicial não é fundamental, e será sempre alterada ao longo da história da empresa. Mas é bom que as equipes não mudem muito.


Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).