* Empreendedor desde criança

Empreendedor desde criança
Em 'Quero construir a minha história' (Sextante, 208 págs., R$ 24,90), o escritor Fernando Dolabela mostra como os pais exercem papel decisivo na formação do espírito empreendedor das crianças

Como estimular o espírito empreendedor de nossos filhos?
Os pais, mais do que a escola, têm o poder de estimular ou inibir o potencial das crianças. Empreendedorismo tem a ver com valores transmitidos no convívio familiar. É uma capacidade que pode ser disparada com perguntas simples: "Qual é o seu sonho?"; "Como pretende transformá-lo em realidade?"

Como pais não-empreendedores podem criar um ambiente favorável ao empreendedorismo?
Valorizando a iniciativa e a tomada de riscos, além de enxergar erros como aprendizado, e não como fracassos irreparáveis. Se a criança crescer em um ambiente desafiador, terá mais chances de ousar no futuro.

Os pais podem inibir o crescimento de futuros empreendedores?
Claro, eles sempre fazem isso quando dizem: "O que você quer ser quando crescer?". Essa é uma pergunta errada, porque desqualifica a criança; é dirigida ao adulto que potencialmente ela representa.


Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).