Inovação é o nome do jogo
“Toda mudança pode
provocar uma crise, e toda crise deve levar à mudança”.
“Não há progresso
sem mudança. E quem não consegue mudar a si mesmo, acaba não
mudando coisa alguma” (George Bernard Shaw).
Como pequenas e médias
empresas conseguem incorporar a criatividade ao dia-a-dia e o que
você deve fazer para chegar lá também.
A inovação está na
ordem do dia. Talvez nenhuma outra questão mereça, hoje, tanta
atenção de empresários, consultores e acadêmicos de todas as
origens e especialidades. E você, provavelmente, também está
ligadíssimo no assunto. Sabe, com certeza, que nenhuma empresa vai
conseguir sobreviver se não fizer da inovação um mantra. Pode
parecer algo exagerado e catastrofista, mas a verdade é que, para
continuar firme no mercado, é preciso apresentar produtos e serviços
cada vez melhores, que surpreendam a clientela o tempo todo. Caso
contrário, ela vai migrar para a concorrência, que pode estar até
mesmo do outro lado do mundo.
Sem medo de mudar,
mudar, mudar...
O consultor americano
Robert Newhart II diz que hoje a inovação está mais popular do que
o sexo e acredita que, se você não incorporá-la em seu negócio,
pode ficar fora do mercado.
O consultor Newhart: o
verdadeiro risco é não correr riscos
No mundo dos negócios,
a inovação sempre andou de mãos dadas com o sucesso. A história
está recheada de exemplos de empreendedores que fizeram dela a
grande alavanca de suas trajetórias vitoriosas na arena empresarial.
O americano Thomas Edison, o inventor da lâmpada, é um caso
emblemático. O fundador da Microsoft, Bill Gates, criador do
Windows, é outro. No Brasil, o banqueiro Amador Aguiar, fundador do
Bradesco, o primeiro banco do país a atender clientes de menor poder
aquisitivo, também é. Mas nunca, talvez, a inovação tenha estado
tão em evidência quanto está hoje. “A inovação está mais
popular do que o sexo”, diz o consultor americano Robert Newhart
II, presidente do Innovation Center, com sede em Bend, Oregon, na
costa oeste dos Estados Unidos, organização sem fins lucrativos
especializada na orientação de empresas para a inovação.Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).