* Relações profissionais: não terceirize a culpa





Relações profissionais: não terceirize a culpa
O que fazer para evitar as armadilhas do baixo-astral no ambiente de trabalho?
O baixo-astral é contagiante. No ambiente de trabalho, é pior ainda. Rouba um tempo enorme e consome uma energia desnecessária. Se você anda reclamando de tudo - do gosto do cafezinho à voz aguda da secretária -, se compara aos colegas o tempo todo e passa mais tempo fofocando que trabalhando de fato, cuidado: você caiu numa armadilha corporativa. Perdeu o foco, a auto-estima e o entusiasmo. Romper esse ciclo vicioso não é fácil, até porque é mais simples enxergar problema nos outros que procurar respostas em si mesmo. “Isso é terceirizar culpa. Se você quer crescer, é hora de olhar para o próprio umbigo”, diz Willian Bull, da consultoria Mercer Human Resource. “Ninguém é obrigado a ficar num trabalho se não quer. Todo mundo tem direito de escolha, ainda que não seja a que pague melhor”, diz. Antes de tomar qualquer decisão radical, experimente virar o disco. Um site do governo e de empresas de recursos humanos do Canadá listou algumas atitudes simples que podem ajudar o profissional a reencontar a motivação pelo trabalho.

1) Evite comparações
Em casos extremos, o excesso vira complexo de perseguição. Gastar o tempo comparando como os colegas são tratados - se são mais ou menos protegidos, mais bem ou mal pagos, se trabalham muito ou pouco - não leva ninguém a lugar nenhum. Se você acha que está sendo realmente injustiçado, veja se é possível fazer algo para mudar a situação. Caso contrário, pare para pensar se está no lugar certo e para onde quer levar sua carreira. Respirar fundo também nunca é demais.

2) Fuja de fofocas
É o inimigo da produtividade. Quando se fofoca muito, trabalha-se pouco. É perda de tempo e de energia. Cria um ambiente de trabalho de desconfiança e de mentiras. E nem é preciso ser o autor da fofoca para cair nessa armadilha. Só o fato de ouvir vira um problema. Para evitar essa praga corporativa, invente desculpas, como dizer que vai fazer uma ligação, ou simplesmente mude de assunto quando alguém começa a falar da vida alheia. Mudar de “turma” e se aproximar de colegas mais focados pode ser um bom caminho.

3) Reclamar não adianta
O típico “reclamão” é, antes de tudo, um chato. Antes de dar bom dia, vai logo disparando seu arsenal de problemas: o carro que não pega, o café amargo, o chefe bravo, o fornecedor chato, a reunião que atrasa e por aí vai. Nenhum ambiente de trabalho é perfeito. Problemas aparecem o tempo inteiro. Reclamar por reclamar só torna insuportável o que já era ruim. Além disso, é péssimo para a reputação do funcionário, reduz a auto-estima e afeta o astral dos outros colegas de trabalho. Quando a situação se torna insustentável - e tudo o que podia ser feito para melhorar foi tentado -, é hora de pedir uma transferência para novas áreas ou a demissão. “Todo mundo tem sua válvula de escape, seus minutos para xingar, reclamar. Mas não dá para alimentar o baixo-astral. É preciso romper esse ciclo vicioso, ir para novas áreas, buscar o restinho da gasolina que ainda resta”, diz Willian Bull, da Mercer.

4)Procure um conselheiro
O funcionário desmotivado é isca fácil para o baixo-astral. Está sujeito a fazer comparações, a fofocar, a reclamar ou a fazer as três coisas ao mesmo tempo. Muitas vezes, ele faz isso porque está no lugar errado. Há quem passe uma vida inteira colocando a culpa nos outros e esqueça de olhar para o próprio umbigo. Um conselheiro profissional, também conhecido como coaching, cai bem nessa hora. É ele quem vai apontar seus defeitos (dizer o que ninguém tem coragem e você nunca percebeu), suas qualidades, sugerir novos caminhos profissionais, ajudar a redescobrir o entusiasmo. “Nessa hora, vale buscar o desconforto, alguém que pense diferente, que veja com distanciamento”, diz Bull.


Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).