* O poder da mudança dos paradigmas


O poder da mudança dos paradigmas
Talvez a mais importante noção a ser aprendida com a demonstração da percepção esteja na área de mudança de paradigma, aquilo que poderíamos chamar de experiência do tipo Aha!! - onde uma pessoa finalmente "vê" o desenho inteiro de um outro modo. Quanto mais alguém se liga à percepção inicial, mais poderosa é a experiência do Aha!! É como se uma luz interna se acendesse subitamente.

O termo mudança e paradigma foi introduzido por Thomas Kuhn em seu memorável livro The Structure of Scientifíc Revolutions (Estrutura das Revoluções Científicas), que influenciou muitos autores. Kuhn mostra como praticamente todas as revoluções no campo da pesquisa científica começaram em rupturas com a tradição, com o modo antigo de pensar e com velhos paradigmas.

Para Ptolomeu, o grande astrônomo egípcio, a Terra era o centro do universo. Mas Copérnico criou uma mudança de paradigma, além de uma imensa resistência e perseguição, ao colocar o Sol no centro. Repentinamente, tudo podia ser interpretado de modo diferente.

O modelo de Newton para a Física era um paradigma preciso, e ainda constitui a base da engenharia moderna. No entanto, era parcial e incompleto. O mundo científico foi revolucionado pelo paradigma de Einstein, a Teoria da Relatividade, possuidor de um valor muito maior para a explicação e previsão dos fenômenos.


Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).