O Que É Consultoria Em Marketing
Nosso negócio é desenvolver negócios. As empresas que nos
procuram buscam resultados financeiros através de estratégias mercadológicas -
e não há outro motivo para trabalhar com uma consultoria, não desenvolvemos
planos por planos e nem fazemos Marketing por Marketing.
Nós sabemos muito bem nosso papel, por isso trabalhamos para
levar empresas ao cumprimento dos seus objetivos.
Nossa especialidade é
o Marketing, o estudo de empresas e seus mercados, e a nossa obrigação é propor
novas atitudes e estratégias que promovam resultados.
Ajudamos empresas a “marquetear” - a fortalecer suas
vantagens e equilibrar suas fraquezas - tornando-as mais vivas e ativas. Com
isso aumentamos o seu poder de competitividade e a sua força no mercado, onde
as vitórias acontecem.
Marketing receptivo
O relacionamento receptivo é realizado através dos canais ou
portas de acesso que as empresas disponibilizam aos seus clientes.
Na maioria das empresas brasileiras, essa porta foi aberta,
infelizmente, por decreto (pelo código de defesa do consumidor) que obrigou às
empresas a disporem de um número de atendimento ao consumidor - por isso muitos
sacs existem - mas não funcionam como ferramenta de Marketing para as empresas.
Dentro da média do mercado, se diferenciam as empresas que utilizam
positivamente o relacionamento receptivo. Criam e gerenciam boas centrais de
atendimento, que complementam seus produtos, através da prestação de serviços
adicionais via assessoria no uso, suporte técnico ou plantão de apoio ao
consumidor. Esse outro lado da empresa, o lado do pós-venda e das atividades
para manter o cliente como usuário dos seus produtos, é um lado bem diferente
das estratégias de massa, onde o consumidor só é cliente no ato da compra.
Alinhe tudo isso a necessidade das empresas em atenderem seus
clientes com produtos cada vez mais customizados - pois se assim não fizerem,
seus concorrentes o farão - onde para tal é fundamental conhecer bem seus
clientes, seus hábitos de compra, e também seus hábitos como consumidores.
Por tudo isso, uma boa estratégia de Marketing de relacionamento
receptivo possibilita as empresas conhecerem seus consumidores, para assim os
manterem como clientes.
Marketing ativo
Marketing de relacionamento ativo consiste em criar e manter
canais de informações junto aos clientes que interessam para a empresa. E isto
deve ser feito com frequência e constância para que a empresa consiga
acompanhar a evolução do cliente dentro do seu processo de compra e recompra
dos seus produtos.
Esse é o desafio dos negócios, estar presente na mente do
cliente no momento da sua próxima compra. As empresas podem fazer isso através
de: abordagens comerciais (anúncios promocionais, ações de Marketing direto,
eventos), abordagens informativas (newsletters, guias, boletins), e abordagens
emotivas (cartões, presentes e lembranças).
Essas abordagens devem seguir um planejamento para que se
estabeleça uma rotina de comunicação, variando sempre o tipo de contato,
tornando-o cada vez mais interessante e adequado.
Marketing direto (mktd)
Marketing direto é a campanha de comunicação com objetivo
declarado de venda. Há uma grande confusão sobre o que é mkt direto e mkt de
relacionamento. Um newsletter não é uma ação declarada de venda, é uma ação de
relacionamento, que pode claro, ajudar uma ação posterior comercial.
Ações de mktd são campanhas de venda onde o importante não é
só o acabamento do material, mas principalmente o desenvolvimento de boas
propostas financeiras customizadas para o cliente.
Ao identificar que clientes freqüentes tem importâncias
diferentes, lucros e custos específicos, uma empresa pode desenvolver para cada
grupo de clientes, abordagens comerciais diferenciadas com propostas mais
adequadas e interessantes.
Essa customização comercial é a principal vantagem das ações
de mktd. Defendemos que há três fatores a serem levados em consideração na
montagem de uma boa campanha: perfil do público/mailing, proposta comercial
customizada e acabamento criativo da peça.
Uma boa ação consegue atingir o público certo, onde já há um
relacionamento anterior entre empresa-cliente, no seu exato momento de compra,
com uma proposta comercial que é interpretada como uma oferta vantajosa,
através de um acabamento criativo com custo adequado que não onere a
lucratividade da operação de venda.
Por ser um gerador de resultados comerciais e, também, por
precisar de ações de relacionamento para aumentar sua eficiência, podemos
afirmar que ações de mktd podem “patrocinar” ações de mktr dentro do
planejamento de Marketing das empresas.
Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).
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