* O que é consultoria em marketing

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O Que É Consultoria Em Marketing
Nosso negócio é desenvolver negócios. As empresas que nos procuram buscam resultados financeiros através de estratégias mercadológicas - e não há outro motivo para trabalhar com uma consultoria, não desenvolvemos planos por planos e nem fazemos Marketing por Marketing.
Nós sabemos muito bem nosso papel, por isso trabalhamos para levar empresas ao cumprimento dos seus objetivos.
  Nossa especialidade é o Marketing, o estudo de empresas e seus mercados, e a nossa obrigação é propor novas atitudes e estratégias que promovam resultados.
Ajudamos empresas a “marquetear” - a fortalecer suas vantagens e equilibrar suas fraquezas - tornando-as mais vivas e ativas. Com isso aumentamos o seu poder de competitividade e a sua força no mercado, onde as vitórias acontecem.
 
Marketing receptivo
O relacionamento receptivo é realizado através dos canais ou portas de acesso que as empresas disponibilizam aos seus clientes.
Na maioria das empresas brasileiras, essa porta foi aberta, infelizmente, por decreto (pelo código de defesa do consumidor) que obrigou às empresas a disporem de um número de atendimento ao consumidor - por isso muitos sacs existem - mas não funcionam como ferramenta de Marketing para as empresas. Dentro da média do mercado, se diferenciam as empresas que utilizam positivamente o relacionamento receptivo. Criam e gerenciam boas centrais de atendimento, que complementam seus produtos, através da prestação de serviços adicionais via assessoria no uso, suporte técnico ou plantão de apoio ao consumidor. Esse outro lado da empresa, o lado do pós-venda e das atividades para manter o cliente como usuário dos seus produtos, é um lado bem diferente das estratégias de massa, onde o consumidor só é cliente no ato da compra.
Alinhe tudo isso a necessidade das empresas em atenderem seus clientes com produtos cada vez mais customizados - pois se assim não fizerem, seus concorrentes o farão - onde para tal é fundamental conhecer bem seus clientes, seus hábitos de compra, e também seus hábitos como consumidores.
Por tudo isso, uma boa estratégia de Marketing de relacionamento receptivo possibilita as empresas conhecerem seus consumidores, para assim os manterem como clientes.

Marketing ativo
Marketing de relacionamento ativo consiste em criar e manter canais de informações junto aos clientes que interessam para a empresa. E isto deve ser feito com frequência e constância para que a empresa consiga acompanhar a evolução do cliente dentro do seu processo de compra e recompra dos seus produtos.
Esse é o desafio dos negócios, estar presente na mente do cliente no momento da sua próxima compra. As empresas podem fazer isso através de: abordagens comerciais (anúncios promocionais, ações de Marketing direto, eventos), abordagens informativas (newsletters, guias, boletins), e abordagens emotivas (cartões, presentes e lembranças).
Essas abordagens devem seguir um planejamento para que se estabeleça uma rotina de comunicação, variando sempre o tipo de contato, tornando-o cada vez mais interessante e adequado.

Marketing direto (mktd)
Marketing direto é a campanha de comunicação com objetivo declarado de venda. Há uma grande confusão sobre o que é mkt direto e mkt de relacionamento. Um newsletter não é uma ação declarada de venda, é uma ação de relacionamento, que pode claro, ajudar uma ação posterior comercial.
Ações de mktd são campanhas de venda onde o importante não é só o acabamento do material, mas principalmente o desenvolvimento de boas propostas financeiras customizadas para o cliente.
Ao identificar que clientes freqüentes tem importâncias diferentes, lucros e custos específicos, uma empresa pode desenvolver para cada grupo de clientes, abordagens comerciais diferenciadas com propostas mais adequadas e interessantes.
Essa customização comercial é a principal vantagem das ações de mktd. Defendemos que há três fatores a serem levados em consideração na montagem de uma boa campanha: perfil do público/mailing, proposta comercial customizada e acabamento criativo da peça.
Uma boa ação consegue atingir o público certo, onde já há um relacionamento anterior entre empresa-cliente, no seu exato momento de compra, com uma proposta comercial que é interpretada como uma oferta vantajosa, através de um acabamento criativo com custo adequado que não onere a lucratividade da operação de venda.
Por ser um gerador de resultados comerciais e, também, por precisar de ações de relacionamento para aumentar sua eficiência, podemos afirmar que ações de mktd podem “patrocinar” ações de mktr dentro do planejamento de Marketing das empresas.


Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).