* O (grande) negócio da espiritualidade


O (grande) negócio da espiritualidade
Da ioga ao feng shui, passando pelo shiatzu e pelo tai chi chuan, tudo que se relaciona com o equilíbrio do corpo e da mente e o o bem-estar parece destinado ao sucesso.

A procura por produtos e serviços ligados às filosofias orientais cresce a cada dia, não só no Brasil como também em outras partes do mundo, por conta, principalmente, da vida agitada nas grandes cidades. Isso porque as pessoas estão sempre em busca de produtos e serviços que as ajudem a conduzir as tarefas cotidianas de forma mais tranqüila, o que estimula os mais diferentes tipos de negócios.

O Americano Deepak Chopra, por exemplo, cobra 25.000 dólares por palestra (cerca de 52.500 reais), está sempre de agenda lotada e seus livros já venderam milhões pelo mundo afora. Chopra é um estudioso da Ayurveda, a medicina milenar indiana, que utiliza aromaterapia e yoga, entre outras técnicas orientais. No Brasil, uma das seguidoras de Chopra é a empresária Marcia de Luca, que abriu em 1998 o Ciyma -- Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda -- no Itaim, bairro nobre de São Paulo. "Há cinco anos, eu tinha que pôr dinheiro do bolso no negócio, mas hoje tenho lucro", diz. Marcia acaba de lançar um DVD com aulas práticas de ayurveda e também dá palestras em empresas como o Banco Real e o Credicard.

Os empresários e executivos estão entre as pessoas que nos últimos anos vêm procurando por serviços como ioga (ou yôga, como preferem alguns), meditação, tai chi chuan e aromaterapia. "Muitos deles vêm por recomendação de seus dentistas, fisioterapeutas e ortopedistas", afirma a empresária Daniela Gonçalves, dona da Namaskar Yoga, uma academia instalada no bairro de Pinheiros, na zona Oeste de São Paulo. Ex-executiva do mercado financeiro, ela diz que decidiu praticar yoga para se livrar do estresse, tornou-se professora no ramo e abriu o negócio em 2001. "No começo, eram 75 alunos, hoje são 150", afirma.


Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).