* Com a sua cara – o cartão de crédito com a sua marca

Com a sua cara – o cartão de crédito com a sua marca
Agora, ficou fácil oferecer para a clientela um cartão de crédito com a sua própria logomarca.
Até pouco tempo atrás, era quase impossível um pequeno negócio ter um cartão de crédito com a sua própria marca, para financiar a compra dos clientes. Só os tubarões do mercado, com uma base de clientes de no mínimo 1 milhão de pessoas, tinham musculatura suficiente para atrair uma administradora de cartões. Agora, ficou tudo mais fácil. Uma empresa que conte com apenas 1.000 clientes cadastrados já pode oferecer um plástico só seu para a clientela, igual aos cartões convencionais que circulam no mercado. E seus clientes ainda poderão usá-lo em outras lojas que façam parte da rede. Ao contrário do que se pode imaginar, tem cada vez mais gente no sistema financeiro interessada em atender às necessidades dos pequenos empreendimentos do país.

Conhecido no jargão das administradoras de cartões de crédito pelo nome de private label de rede aberta, o plástico próprio pode ser uma ferramenta importante para você aumentar suas vendas, fidelizar clientes e ainda conhecer em profundidade quem são eles e quais são os seus hábitos de compra. E, a partir dessas informações, você pode criar promoções desenhadas sob medida para os diferentes tipos de usuários de seu cartão. Outra vantagem é que, por ser aceito numa rede de estabelecimentos credenciados, ele tende a ficar mais tempo na carteira do usuário.

Do ponto de vista financeiro, também é um produto interessante. As taxas de administração variam hoje de 1,5% a 3,5% do valor da venda, de acordo com a empresa que você escolher para lhe prestar o serviço. A variação é grande, mas, mesmo a comissão mais alta ainda é inferior às taxas que são normalmente cobradas na praça, seja pelas administradoras de cartões de marca própria “puros”, que são aceitos em uma única rede, seja pelas administradoras de cartões de crédito convencionais, cujas taxas chegam a até 5% sobre o valor da venda.

As operadoras podem emitir relatórios de comportamento de uso do cartão por cliente e colocam à disposição do lojista uma central de atendimento personalizada ao usuário. Também buscam no mercado um banco parceiro para financiar a operação. Encarrega-se também de todo o processo de implantação do cartão na loja e responde pela emissão da fatura para o cliente, assim como da cobrança. Já outras não dependem de bancos para financiar a operação do lojista. Elas mesmas fazem o financiamento, além de desenvolver o cartão conforme a área de atuação e o público-alvo da empresa. Como acontece com os cartões convencionais, o dono do negócio não se preocupa com quase nada. A diferença é que a sua relação com a clientela vai ficar muito mais próxima.

O cartão é acessível...
(quais são os principais benefícios de ter um cartão de crédito com marca própria)
• impulsiona as vendas;
• expande a capacidade da loja de oferecer crédito direto ao consumidor;
• reduz a taxa de inadimplência;
• transfere o risco do crédito para terceiros;
• fixa a marca da sua empresa;
• ajuda a fidelizar clientes;
• estimula o consumidor a comprar;
• o valor das compras tende a ser maior;
• permite obter informações sobre os hábitos de consumo do cliente;
• abre espaço para promoções dirigidas.

... e oferece múltiplas vantagens
(quais são as principais características do chamado cartão compartilhado)
• não é restrito apenas à sua loja. Pode ser usado numa rede de estabelecimentos credenciados;
• a base de clientes não precisa ser muito grande. Qualquer empresa no ramo varejista com 1.000 nomes cadastrados pode adotar o cartão;
• a taxa de administração varia, atualmente, de 1,5% a 3,5% sobre o valor da venda.


Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).