* Desenvolvendo novos pontos-de-vendas: novas maneiras de vender

Desenvolvendo novos pontos-de-vendas: novas maneiras de vender

Em vez de refrigerantes e salgadinhos, as máquinas vendem livros! A automação foi a saída encontrada por Fábio Netto para montar o seu negócio. Ele queria vender livros a preços populares, mas não conseguia convencer os donos de livrarias.
“Com um livro de R$ 3,00 você não consegue competir com o livro de R$ 30,00, que deixa maior margem com uma área pequena de vitrine. Um dia deu o estalo: vai ser em máquina”, lembra Fábio.

E ficou mais barato mesmo. O equipamento eliminou gastos com distribuição e comercialização, responsáveis por mais da metade do custo de um livro. Na máquina, o exemplar mais caro sai por R$ 10 e o mais barato por R$ 3,00.

A máquina custa R$ 20.000 e o próprio empresário fez as adaptações: mudou o sistema de pagamento para valores mais altos e ajustou as aberturas para o tamanho dos livros. Os títulos variam de acordo com o público de cada estação. Segundo Fábio, um funcionário cuida da manutenção mensal do equipamento e outro reabastece o estoque a cada dois dias. Em cada máquina cabem 342 volumes.

“A gente dilui os custos do funcionário, da manutenção, do abastecimento e outros gastos pela quantidade de máquinas. Quanto mais máquina tiver, mais barato vai ficando”, explica o empresário.

Atenção na escolha do ponto
Em um ano, Fábio instalou 21 máquinas. A escolha do ponto é decisiva. Os equipamentos ficam nas estações de metrô, em são paulo e no rio de janeiro. O empresário calcula que, em média, 80 mil pessoas passem todos os dias em frente de cada uma das máquinas.

Referências:
24 x 7 - máquinas de vender livros
Tel: (11) 3255-3931
Fábio Bueno
24x7@24x7.com.br


Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).