Diga adeus ao reajuste anual de salário.


Diga adeus ao reajuste anual de salário.

Dinheiro: historicamente, a melhor forma de receber um aumento significativo é conseguir uma promoção ou ingressar em uma nova empresa.
Reajustes anuais de salário não funcionam. O aumento tem duas finalidades: motivar os funcionários e evitar que saiam para um emprego que pague melhor. Na forma atual, contudo, o tradicional aumento salarial não faz nenhuma das duas coisas bem.
Na prática, não se pode fazer muito com o reajuste anual”, disse Evren Esen, diretora dos programas de pesquisas da Sociedade para Gestão de Recursos Humanos (SHRM, na sigla em inglês).
Quando a economia avança razoavelmente, os reajustes anuais de salário são de 1 a 2 pontos percentuais a mais que a inflação de um determinado ano.
Nada além disso. Os funcionários esperam obter pelo menos o reajuste do custo de vida e um mísero aumento de 2 por cento no salário não é suficiente para encorajar ou mudar o comportamento do funcionário.
No melhor dos casos, os funcionários de maior destaque estão recebendo um reajuste de 5 por cento, pouco mais, apenas, que seus colegas medianos, que em 2016 podem esperar um salto de 3,1 por cento se houver. No fim das contas, o aumento é pequeno demais para fazer a diferença.
Historicamente, a melhor forma de receber um aumento significativo é conseguir uma promoção ou ingressar em uma nova empresa.
Com o mercado de trabalho mais apertado para certos trabalhadores de escritório em setores competitivos e em expansão, as empresas começaram a repensar os pacotes salariais para manter os funcionários satisfeitos. Isso resultou não apenas em uma corrida por regalias e benefícios, mas também em novas formas de pensar nos aumentos salariais.
O ritual anual de distribuir aumentos salariais incrementais e de certo modo decepcionantes está desaparecendo silenciosamente. “O processo convencional de concessão de aumentos anuais está sendo estudado, revisado pode-se dizer que está sob cerco”, disse Steve Gross, sócio sênior da consultoria de recursos humanos Mercer.
O esquema de aplicar um reajuste por ano é muito esporádico para mudar a ética laboral de uma pessoa. Em tese, o dinheiro mostra (ou não) as virtudes de um funcionário.
Mas é impossível dar feedback a alguém por todo um ano de trabalho com um aumento no salário nominal. Além disso, o reajuste raramente indica a qualidade do trabalho feito durante o ano todo.
Os gerentes não lembram como foi o desempenho do funcionário durante o ano todo e admitem classificar trabalhadores abaixo da média com a mesma régua usada para os mais destacados. Os trabalhadores também reclamam que escutar sobre suas falhas uma vez ao ano não lhes dá chance de reagir e mudar comportamentos.
Muitas empresas, incluindo a Adobe Systems, a Accenture e a Gap, já abandonaram a análise de desempenho anual exatamente por essas razões.
Essas organizações têm processos de revisão em andamento que, em tese, refletem mais precisamente a produção de uma pessoa no trabalho. Como as análises se tornam mais frequentes, o mesmo acontece com os reajustes.
Independentemente do que acontecer com os salários, eles se tornarão mais detalhados e regulares. “As empresas estão tentando romper com a velha fórmula dos reajustes anuais”, disse Esen.
Ninguém valoriza tanto assim esses aumentos porque eles normalmente não são muito elevados”.



Saiba mais...

Consulta CPF

Consulta CNPJ

Consulta SPC

Receita Federal

Imposto de Renda Pessoa Física

Consulta DIRF

MEI - Microempreendedor Individual


Site desenvolvido pelo Site Nota 10


em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata

Sites hospedados na International Sites Brasil



Gráfica Muito Mais Barata

Tabela de Preços

Distribuição de Folhetos

Fale Conosco

Site Nota 10

Sites Turbinados

E-mails Profissionais Turbinados

Fale Conosco


Tags: Consulta CPF, Consulta CNPJ, Consulta SPC, Receita Federal, Imposto de Renda Pessoa Física, MEI: Micro-Empreendedor Individual, Simples Nacional, Consulta DIRF, Caixa Econômica Federal, Procon SP, Bolsa de Valores SP, Prefeitura da Cidade de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Juntas Comerciais, JUCESP, Ministério do Trabalho e Emprego, RAIS: Relação Anual de Informações Sociais, Previdência Social (INSS), SICALC / DARF, SPED, PGFN, Índices e Taxas, Consulta Serviços de Telefonia, Consulta Registro de Sites, Calculamos para Você.