* Neuromarketing e o efeito das cores nas vendas

Neuromarketing e o efeito das cores nas vendas

Azul
Parte do cérebro: córtex pré-frontal.
Efeito: em tom escuro relaciona-se com o poder. Mais claro, provoca sensação de frescor e higiene. Está ligado a produtividade e sucesso.

Vermelho:
Partes do cérebro: amígdala e núcleo accumbens (estrutura ligada ao prazer).
Efeito: emoção, dinamismo, virilidade e masculinidade. Em relação ao consumo, pode estimular (caso dos alimentos) ou evitá-los (objetos e lazer).

Amarelo:
Parte do cérebro: sistema de recompensa.
Efeito: passa a mensagem de transparência nas negociações ou no objetivo do lucro. Combinada com outras cores significa credibilidade.

Lilás:
Parte do cérebro: pólo frontal - ligado ao planejamento de ações e de movimento e ao pensamento abstrato.
Efeito: pode remeter a mistério. Também se relaciona com a calma e sensatez.

Laranja:
Parte do cérebro:  sistema de recompensa - responde pelo prazer e necessidade de repetição da experiência prazerosa.
Efeito: mudança, expansão e dinamismo.

Verde
Parte do cérebro: córtex pré-frontal - ligado às decisões, pensamento abstrato e criativo, respostas afetivas e capacidade para conexões emocionais e julgamento social.
Efeito: remete à natureza. Transmite frescor, harmonia e equilíbrio. Reforça a idéia de ponderação e coerência.

Rosa:
Parte do cérebro: área tegmentar ventral - controla a sensação de recompensa pela saciedade de fome, sede e sexo.
Efeito: um tom claro dá idéia de inocência. O rosa tradicional, feminilidade e rompimento de preconceitos. O pink, o desejo de iniciar ações individuais.

Marrom:
Parte do cérebro: sistema límbico - estrutura interna que responde pelas emoções.
Efeito: é uma cor pesada. Sugere conservadorismo.

Cinza:
Partes do cérebro: putâmen - regula a distribuição de dopamina, um neurotransmissor relacionado à sensação de prazer. Ínsula - coordena emoções.
Efeito: é a expressão da neutralidade. Pode representar indecisão e ausência de energia.

Branco:
Parte do cérebro: córtex cerebral esquerdo - responsável pelo pensamento lógico e pela competência comunicativa.
Efeito: sugere pureza. Cria impressão de luminosidade. Transmite idéia de frescor e calma. Combinado com outras cores proporciona harmonia.

Preto:
Parte do cérebro: amígdala - regula comportamento sexual, agressividade, medo e memória emocional.

Efeito: sugere mistério, curiosidade e superioridade, além de nobreza e distinção.


Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).