* O Marketing concentrado e eficiente


O Marketing concentrado e eficiente
Como todos sabemos, é impossível atingir - ao mesmo tempo - a excelência em várias atividades diferentes. Mas é possível e necessário que sejamos primorosos na nossa atividade principal.
Sendo assim, é lógico que devemos concentrar nossos esforços em uma única especialidade, e sermos excelentes sob todos os pontos de vista.
Concentrarmo-nos no que somos melhores não é só uma questão de eficiência e produtividade: é também importante quanto à imagem que os nossos terão de nós e dos nossos negócios.
Imaginemos a concorrência entre uma loja de aromaterapia e outra que vende de tudo. A primeira já tem uma larga vantagem competitiva, pois demonstra comprometimento com o meio em que atua, com seus fornecedores e com seus clientes. Neste caso, se esta loja investir em bom atendimento, produtos de qualidade e preços justos, existe a grata recompensa de ser lembrada toda vez em que se pensar em aromaterapia.

Inove na apresentação (ela é a embalagem da sua empresa)
A embalagem é um dos ítens mais importantes para se atingir o sucesso na venda de qualquer tipo de produto ou serviço.
Se engana quem pensa que a embalagem serve apenas para armazenar e proteger um produto. O conceito de embalagem é muito mais amplo.
A embalagem é a apresentaçao física de uma empresa, um produto ou um serviço. Significa dizer que a embalagem tem a missão de ajudar a vender uma idéia.
A embalagem de um produto vai influenciar definitivamente a imagem que ele terá no mercado.
A embalagem de uma loja é a sua vitrine, o local onde conquistamos muitos clientes.
A embalagem de um vendedor é o seu vestuário, fundamental para se criar uma imagem positiva perante a sua clientela.
Qualquer que seja o tipo de embalagem (de um produto, de uma loja, de um vendedor) ela deve seguir os seguintes preceitos:

Simplicidade - é a garantia de eficiência!
É importante não confundir simplicidade com simploriedade. Simplicidade representa objetividade, simploriedade demonstra amadorismo.

Adequação - sinônimo de eficácia. Tudo é uma questão de adequar a linguagem, o produto, a apresentaçao à realidade do mercado. Observe os concorrentes. Qualquer vendedor, lojista ou fabricante que não se adequar ao mercado não permanecera atuando por muito tempo.
A embalagem adequada é aquela que atende às expectativas do cliente.
Descubra tudo o que o seu cliente gosta e aprecia e vá adequando a sua embalagem e todo o seu Marketing.
Satisfaça o seu cliente sob todos os pontos de vista, é isso o que importa

Especificação - é demonstrar minuciosamente as características e os benefícios da compra.
No caso dos produtos, devemos especificar o seu conteúdo (peso, volume, matéria-prima), como utilizá-lo (a maneira mais adequada de usar o produto), seus benefícios (o consumidor gosta de saber que fez uma boa compra) e o nome do fabricante (com o respectivo serviço de atendimento ao consumidor).
No caso das lojas, toda a sua apresentação física deve se referir ao seu ramo, sem excessões que desviem a atenção e o interesse do consumidor.
No caso dos vendedores, seu vestuário e a sua linguagem devem estar claramente ligados ao seu ramo. Devem demonstrar interesse e o conhecimento necessário para atender seus clientes.


Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).