Uma breve história da publicidade mundial
3.000 a.c.
Babilônios introduzem as primeiras formas de publicidade - placas de lojas e anunciantes de rua. Também criam o patrocínio, permitindo que reis gravem seus nomes nos templos que constroem.
1525
Primeiros anúncios públicos aparecem em um panfleto alemão. A mídia impressa cresce pelos três séculos seguintes.
1700
Carteiros se tornam os primeiros agentes publicitários nas colônias americanas, aceitando e distribuindo anúncios para publicação em cidades distantes.
1830
Vendedores de remédios combinam comércio com testemunhos e entretenimento. Produtos patenteados são pintados com slogans nas carroças desses viajantes.
1841
O barateamento na produção de papel cria um “boom” de jornais nos EUA. Incapazes de acompanhar tantas publicações, fabricantes contratam agentes de propaganda.
1875
Surge a N.W. Ayer & Son, primeira agência publicitária completa, que planeja, cria, produz e veicula anúncios. Comissões são padronizadas em 15%.
1900-1920
Atuando como “parceiros de vendas”, as agências assumem controle quase total dos negócios de seus clientes, envolvendo-se inclusive no desenvolvimento de produtos, cálculo de preço e embalagem. Muitas vezes são pagos com ações das próprias empresas.
1949
A televisão surge como mais um importante meio de veiculação.
1980
Os computadores pessoais revolucionam o mundo dos negócios. Os bancos de dados têm alto impacto no trabalho dos departamentos de pesquisa das agências de publicidade.
1994
Empresas começam a ver a internet como meio de propaganda. Especialistas não-tradicionais são valorizados na hora de planejar campanhas para a nova mídia.
Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).