Ministério do Trabalho vai discutir proposta de Jovem Aprendiz para a área de Tecnologia


Ministério do Trabalho vai discutir proposta de Jovem Aprendiz para a área de Tecnologia


O Ministério do Trabalho participa, a partir desta quarta-feira (13), em Porto Alegre (RS), do 17º Fórum Internacional de Software Livre (Fisl17). No evento, que é considerado um dos mais importantes da América Latina na área, será apresentada à comunidade de software livre uma proposta para incluir no programa Jovem Aprendiz do governo federal um projeto de aprendizagem focado na tecnologia.

O diretor do Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude do Ministério do Trabalho, Higino Vieira, lembra que os jovens são os principais consumidores de tecnologia, portanto, criar um programa de aprendizagem nessa área é uma maneira atraente de inseri-los no mercado de trabalho. "Queremos que jovem aprendiz possa conhecer o lado do desenvolvimento da tecnologia, para deixar de ser apenas um usuário e passe a ser um desenvolvedor", explica.

O Fisl 17 vai até sábado (16). A proposição do Ministério será apresentada em um painel no último dia do evento, com a participação de profissionais da área de tecnologia da informação e de software livre, além de educadores. "Escolhemos fazer a discussão no Fórum porque é um evento importante para a área. Ele tem em seu histórico um grande número de marcos, como, por exemplo, o marco civil da internet. E queremos que a juventude possa contar a partir dessa data com uma nova possibilidade de inserção no mercado de trabalho via tecnologia", afirma Vieira.

O projeto de aprendizagem será elaborado com base nas propostas apresentadas pelos participantes do Fisl 17 e no que diz a lei sobre contratação de jovens. A legislação brasileira permite a contratação de jovens na condição de aprendizes entre 14 e 24 anos (exceto para aprendizes com deficiência, que não há limite de idade), desde que permaneçam na escola e façam algum curso técnico-profissionalizante. No período da aprendizagem, eles já têm a carteira assinada e recebem salário.

Fonte: MTPS



Saiba mais...

Consulta CPF

Consulta CNPJ

Consulta SPC

Receita Federal

Imposto de Renda Pessoa Física

Consulta DIRF

MEI - Microempreendedor Individual


Site desenvolvido pelo Site Nota 10


em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata

Sites hospedados na International Sites Brasil



Gráfica Muito Mais Barata

Tabela de Preços

Distribuição de Folhetos

Fale Conosco

Site Nota 10

Sites Turbinados

E-mails Profissionais Turbinados

Fale Conosco


Tags: Consulta CPF, Consulta CNPJ, Consulta SPC, Receita Federal, Imposto de Renda Pessoa Física, MEI: Micro-Empreendedor Individual, Simples Nacional, Consulta DIRF, Caixa Econômica Federal, Procon SP, Bolsa de Valores SP, Prefeitura da Cidade de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Juntas Comerciais, JUCESP, Ministério do Trabalho e Emprego, RAIS: Relação Anual de Informações Sociais, Previdência Social (INSS), SICALC / DARF, SPED, PGFN, Índices e Taxas, Consulta Serviços de Telefonia, Consulta Registro de Sites, Calculamos para Você.