* Criatividade: Orelhões são aproveitados como central de informação de ônibus

Criatividade: Orelhões são aproveitados como central de informação de ônibus
Os orelhões da cidade de São Paulo ganharam um novo uso. Agora eles funcionam como centros de informações acerca de horários e itinerários das linhas de ônibus que circulam no perímetro onde o telefone está localizado.

A ação "Smart Orelhão" foi desenvolvida pela LDC Agency como uma das propostas do Festival Red Bull Basement de repensar o mobiliário urbano e transformar os objetos que caíram em desuso.

Para usufruir da nova funcionalidade basta o usuário ligar, gratuitamente, para o número 0800 887 08 78 e o sistema, automaticamente, identificará de qual orelhão ele está ligando e o informará sobre os horários e as linhas de que servem o ponto de ônibus mais próximo. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel ), a cidade de São Paulo tem aproximadamente 25 mil orelhões praticamente desativados, e cada um deles é usado, em média, duas vezes por dia. Enquanto isso, 2,7 milhões de pessoas que se locomovem por semana utilizando o serviço de ônibus da cidade não possuem internet no celular.

O diretor criativo da LDC Agency, Raphael Franzini, comentou que os orelhões estão localizados próximos aos mais de seis mil pontos de ônibus distribuídos pela cidade e muitos cidadãos não tem acesso à internet móvel para acessar as informações em tempo real de linhas e horários disponíveis no site da SPTrans. Por isso, a ideia foi aproveitar a ociosidade dos telefones para transformá-los em central de informação acerca do transporte público. Franzini apontou ainda que a ideia foi pensada como forma de atrair a população para o Red Bull Basemen. "O evento é muito voltada para um nicho específico, e queremos ampliar isso para a população.

Uma ação como essa faz com que as pessoas vejam que na ocasião são apresentadas soluções de interesse público", disse. A iniciativa já está sendo divulgada na comunicação interna dos ônibus (TV e jornal), em publicidades nos pontos, e a LDC está confeccionando capinhas de bilhete único para distribuir nas estações de metrô.


Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).