* Logotipo: A importância da marca

Logotipo: A importância da marca
Flávio Del Puente, o publicitário e especialista no desenvolvimento de marcas, nomes e logotipos, concedeu uma entrevista relâmpago para este Portal.

Qual a relação entre identidade visual e logotipo?
Identidade visual é todo o conjunto de imagens que representam uma marca, um produto ou uma empresa - e que as fazem serem lembradas. O logotipo é a imagem central da identidade visual, o seu representante máximo. Mas uma verdadeira identidade visual é muito mais.

Como deve ser um logotipo para ser eficiente?
O logotipo, além de ser legível, claro, persuasivo, precisa passar por várias provas - como um automóvel em um “crash test”.
Deve continuar eficiente em preto e branco ou colorido, grande ou pequeno, em alta ou baixa resolução.
Hoje em dia, com a importância da internet, os logotipos devem ficar bons inclusive como favicons (pequenos logotipos ou ícones associados a um site, que se mostram junto aos marcadores na barra de endereços da maioria dos navegadores - ao lado do endereço do site no navegador).
Ou seja, um verdadeiro logotipo deve transmitir sua mensagem em todos os contextos, em todas as ocasiões e manter-se sempre elegante, preciso e confiável.

Qual o maior significado de um logotipo?
A significância de um logotipo vai muito além do que podemos perceber conscientemente em um primeiro momento.
Ele deve comunicar-se com o nosso inconsciente e enviar uma mensagem forte e convincente.
Por isso, o logotipo - ou melhor, a identidade visual - deve ser desenvolvida por profissionais que tenham profundos conhecimentos em marketing, design e psicologia social.


Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).