* Aproveitando o Natal ao máximo

Aproveitando o Natal ao máximo
Com crise ou sem crise, o Natal é sempre o melhor período de vendas do ano. Aproveitar a data significa garantir reservas para os meses seguintes, tradicionalmente mais fracos. Mas, para assegurar um bom desempenho, os especialistas em varejo recomendam que se comece a trabalhar o mais cedo possível na seleção dos fornecedores e na programação de entregas de produtos.
O objetivo é não abarrotar a loja e nem colecionar faturas. Ter um bom plano de vôo, portanto, é essencial para quem atua no comércio tradicional e para quem já tem, ou pretende ter, um pé no e-commerce.
Quem entende do assunto também alerta que em um ano atípico como 2016, o ideal é investir em uma programação equilibrada, nem otimista demais, nem pessimista.
“Independentemente da situação econômica do país, o volume de clientes sempre aumenta nessa época e isso não pode ser desprezado”, ensina Raul Corrêa da Silva, da RCS Consultores, especializada em planejamento empresarial.
Segundo ele, uma boa receita para evitar o risco de desabastecimento ou de ter de partir para uma queima de estoque prematura é escolher fornecedores parceiros. “Assim, assegura-se a entrega dos produtos em doses homeopáticas, de forma a não comprometer o resultado”, ensina Silva.
Confira a seguir 50 dicas importantes para aproveitar o Natal ao máximo:
1 Preço Justo
Confira se os preços do que pretende comprar estão na média do mercado. “Esqueça produtos com preços que mais espantam do que atraem clientes”, alerta Carlos Rosolem, especialista em suprimentos.
2 Pequenas Doses
Organize as entregas e o fluxo de pagamento. Não antecipe o recebimento do que você não precisa, evitando pagar faturas de produtos que ainda estão no estoque.
3 Um de Cada Vez
Compre com o máximo de prazo possível, mesmo pagando mais. Lembre-se de que dezembro é tempo de 13º salário e que, embora as vendas cresçam, isso não significa necessariamente mais dinheiro no caixa. Isso porque os clientes em geral pedem prazo para pagamento.


4 Foque no Essencial
“Evite gastos desnecessários, pois janeiro e fevereiro são meses difíceis”, alerta raul Corrêa da Silva, da RCS Consultores.
5 Na Medida Certa
Com base em anos anteriores, equilibre as compras. Trabalhe para não haver desabastecimento antes do Natal ou excesso de produtos em janeiro.
6 De olho nas Tendências
“Difícil é o Natal em que o varejo não é surpreendido por um modismo”, adverte Gustavo Azevedo, consultor do Sebrae-SP. Fique atento às tendências para não ser pego de calças curtas.
7 Registro Mensal
Cláudia Bittencourt, da Bittencourt Consultoria, ensina que um bom termômetro para compor o estoque é fazer um registro mensal dos ítens de maior saída. Conhecendo bem o público, as chances de erro diminuem.
8 Dinheiro Parado
Segundo Agnaldo Pereira, do Instituto Brasileiro de Gestão, comprar demais projetando uma futura queima de estoques significa aceitar prejuízo antecipadamente.
9 Empréstimos
Não busque dinheiro fora para reforçar o estoque natalino. Use parte dos lucros ou recorra às finanças pessoais.
10 Desconto Real
Se você anunciar que o preço à vista é igual ao parcelado em três vezes, cumpra o prometido. Não dê um abatimento maior para quem deseja pagar no ato. O consumidor não voltará à loja caso se sinta ludibriado.
 
11 Todos os Bolsos
Programe sua estratégia promocional levando em conta todas as faixas de preço de produtos. Nessa época do ano, as pessoas gostam de ganhar um mimo, mesmo que seja um pequeno desconto.
12 Loja Arrumada
Tome cuidado para não entupir a loja com produtos semelhantes. Variedade e boa exposição são essenciais para despertar o desejo de comprar.
13 Show-room
Fazer um rodízio entre os produtos pode ser uma saída para atrair o consumidor com novidades. A idéia é arrumar a loja como um show-room e os produtos virem do estoque. Mas cuidado: se o vendedor tiver de ir ao estoque buscar tudo o que vender, pode perder negócios. Recorrer a um estoquista sai mais barato.
14 Lucro no Ticket
Coloque em destaque os produtos que o cliente não imagina comprar. “Isso ajuda o varejista a lucrar no ticket de compra e não apenas em um ou outro produto”, ensina Marcelo Angeletti, sócio da Chetochine.
15 Última Hora
O brasileiro tem o hábito de deixar tudo para a última hora. Porém, a atenção dispensada aos retardatários deve ser igual. Mantenha os mesmos critérios de qualidade e atendimento até o final das festas.
16 Queima Total
Faça promoções já na semana que antecede o Natal. “Deixar para depois pode provocar um prejuízo maior”, afirma Cláudio Luraschi, consultor de marketing da YKP.
17 Faça Você Mesmo
Não delegue a função de contratar temporários a um supervisor que não tenha condições de selecionar pessoas. Ele pode trazer para o grupo profissionais errados e os demitirá sem perceber ou admitir que o erro é dele.
18 O Mais Simpático
Selecione profissionais com facilidade de integração. “Quem não se relaciona bem desestabiliza a equipe “, avisa a consultora Carla Elage.
19 Currículo Ideal
Andréa Pinto, sócia do Birô Gráfico Linha de Papel, seleciona os temporários entre os currículos recebidos ao longo do ano. “Entrevistamos mais de 30 pessoas para escolher seis, dando preferência às mais ágeis e criativas”, comenta Andréa.
20 Respeite a Lei
Paulo Melchor, consultor do Sebrae- SP, alerta que o trabalho temporário - prestado por pessoa física ou empresa - é regulamentado pela lei federal 6.019/74. O período é limitado a 90 dias, podendo ser prorrogado, desde que justificado.
21 Atitude Correta
Coloque no pelotão de frente os profissionais mais seguros e experientes. Evite situações embaraçosas como “Vou consultar o gerente” ou “Não conheço bem esse produto”, pois isso pode comprometer a qualidade do atendimento e os resultados.
22 Nada de Vícios
Selecione a equipe extra com antecedência e aplique o seu próprio treinamento, evitando incorporar à rotina vícios da concorrência.
23 Bola para Cima
Crie mecanismos para motivar a equipe da casa e a temporária. Premiações, aumento de comissões, bônus. O importante é que todos estejam empenhados em vender mais.
24 Revisão Geral
Programe reuniões semanais para avaliar os resultados das vendas e o grau de satisfação da clientela. Aproveite para escutar o que a equipe tem a dizer.
25 Seja Criativo
“O Natal é uma data tradicional, mas não necessariamente careta”, lembra Manoel Alves Lima, da Falzoni & Alves Lima Projetos para o Varejo. Sem gastar muito, é possível fugir do comum. Misturar em um aquário de vidro balas de hortelã (papel verde) com balas de morango (papel vermelho) e distribuí-las a cada cliente é uma idéia bastante simpática.


26 Roupa Nova
Pinte uma das paredes da loja com cores ou motivos do Natal. É uma alternativa barata e eficaz para agradar o público.
27 Bom Coadjuvante
“O cenário precisa ser adaptado ao produto e ao espaço da vitrine, mas nunca ser o elemento principal”, avisa Eliane Canal, programadora visual.
28 Elemento Central
Personalize a decoração da loja com motivos representativos do universo do seu produto. Mas não esqueça os ícones típicos da data, como as cores vermelho e verde, além do Papai Noel.
29 Foco Principal
A vitrine é a vedete da decoração, desde que não se repita anos a fio o mesmo tema e nem apresente elementos desbotados, ensina o vitrinista Júlio Rosa.
30 Coelho na Cartola
Em meados de novembro, a loja já deve transpirar o clima de Natal. Mas vale guardar surpresas para a véspera. Caso contrário, o cliente pode se cansar da decoração.
31 Detalhe Original
Os funcionários podem usar lenços, aventais, camisetas ou botons nas cores do Natal. “Evite os manjados gorros vermelhos”, recomenda Manoel Falzoni.
32 Pontos de Luz
Cuide da iluminação, criando um ambiente bonito dentro do espírito natalino. Embora seja verão, o cliente espera ver o brilho das pequenas lâmpadas.
33 Pontapé Inicial
Se a idéia é pôr um pé no e-commerce neste fim de ano, você terá de escolher entre montar uma estrutura própria ou fazer parcerias com outros sites. “A parceria com um leilão on-line ou com um site de e-commerce pode ser uma solução mais rápida e barata do que criar a própria logística de venda”, afirma Alexandre Magalhães, analista de internet do Ibope e.ratings.com
34 Audiência
Um site recém-lançado exige parcerias para atrair público. Isso pode ser feito por publicidade paga ou acordos pontuais. Sem tráfego não há audiência e, sem audiência, não se vende.
35 Boa Navegação
Sites com nomenclaturas confusas, lentos, com imagens difíceis de baixar e links incompletos afastam o usuário e impedem as vendas.
36 Site Seguro
“O usuário só preenche os cadastros e menciona o número do cartão de crédito se realmente se sentir seguro”, adverte o consultor alexandre magalhães.
37 Como Pagar
Dar opções de pagamento no site ajuda a vender mais. Abra o leque: via depósito e/ou boleto bancário, dinheiro contra entrega, sedex a cobrar e cartão de crédito.
38 Entrega Afinada
O cliente quer o produto no dia marcado, o que pede uma boa estrutura de entrega. Avise quem é o responsável pelo serviço: sistema próprio, empresa terceirizada ou os Correios.
39 Comunicação
Em novembro, divulgue as ofertas via e-mail. Em dezembro, invista em banners ou na inserção dos produtos nos shoppings virtuais.
40 Pós-venda
Em caso de troca o cliente recorre à loja física ou o produto é retirado? Muitos usuários desistem da compra quando as condições de troca não são claras.
41 Canal Consolidado
As informações relativas ao cliente, como solicitações, reclamações e compras devem ser dominadas pela equipe de atendimento.
42 Dupla Função
O Natal, para o varejo, é muito mais do que uma oportunidade de venda. É também um momento excepcional para recuperar clientes.
43 Lista de Ouro
Aproveite o período das festas para cadastrar novos clientes, pratique um pós-venda eficiente e use o cadastro para futuras malas-direta.
44 Ação Social
Promova arrecadações ou distribua parte do lucro à instituições sociais. Isso agregará pontos à sua marca.
45 Temática Própria
Crie o seu conceito de Natal, o qual deve ser adotado na comunicação, marketing e decoração da loja.
46 Pacote Fechado
Segundo Marcelo Angeletti, consultor de varejo, o consumidor está em busca de soluções completas. Capriche nas embalagens.
47 Direto no Alvo
O plano de comunicação dependerá do porte e da localização da loja. Uma pequena papelaria terá bons resultados se trabalhar bem a vitrine.
48 Vale-desconto
Segundo Haroldo Lopes, da HC Lopes Consultoria Comercial, os lojistas devem investir em malas-direta com cupons de descontos especiais, para atrair o consumidor.
49 Megafone Pronto
Procure conhecer o perfil de seu consumidor, para depois planejar uma campanha que ofereça respostas às suas necessidades e expectativas.
50 Bem-estar
A quantidade de coisas que as pessoas adquirem está relacionada ao prazer que sentem no ato da compra. Conforto e bom atendimento são decisivos nessa hora.


Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).