* O que é Field Marketing?

O que é Field Marketing?
Field Marketing, ou marketing de campo, é uma disciplina tradicional do marketing direto, envolvendo distribuição, auditoria, venda ou amostragem, e promoções no "campo", onde se realiza a decisão de compra.


O marketing de campo é historicamente considerado como uma ferramenta de comunicação unidirecional. A mensagem da marca é entregue do pessoal promocional ao consumidor, seja por meio de uma amostra, uma peça de mercadoria ou literatura.


Hoje, o marketing de campo também deve incluir comunicações bidirecionais, como solicitar feedback sobre uma amostra, ou convidar os consumidores a seguir uma marca nas mídias sociais .


Marketing de campo pode ser diferenciado de todas as outras atividades de marketing direto, porque é “face-to-face” (cara-a-cara), é o contato pessoal no marketing direto. O marketing de campo inclui promoções de vendas diretas altamente direcionadas, merchandising, auditoria, amostragem e demonstração, marketing experiencial, organização de road shows (apresentação ou espetáculo itinerante, que irá ser montado e desmontado, sendo levado para vários lugares), eventos e compras misteriosas. Estas disciplinas, individualmente ou em conjunto, desenvolvem marcas e em sua implementação mostram um claro retorno sobre o investimento (ROI) para o proprietário da marca. Esta é uma característica-chave e benefício do marketing de campo - vendo despesas de receita gerando um retorno específico.


Profissionais de marketing de campo são capazes de dar suporte a operações de marketing. Isso inclui neutralizar a campanha de um concorrente e / ou aumentar a distribuição do mercado. Indivíduos nesta profissão são preferidos para ter conhecimento extensivo de diferentes indústrias. O pessoal é experiente, treinado e apoiado por sistemas informáticos. Isso permite um alto grau de precisão e alta velocidade de relatórios e compilação de dados que permite soluções rápidas e flexíveis para a dinâmica do ambiente em mudança adaptada às necessidades do mercado do cliente. Cada campanha pode envolver duas ou mais disciplinas básicas para maximizar os orçamentos dos clientes e dar o máximo de retribuição possível.


Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).