* Liderar também é estimular o diálogo

Liderar também é estimular o diálogo
O novo líder costuma demonstrar interesse pela equipe estimulando o diálogo verdadeiro entre as pessoas.
Elencamos sete perguntas que um líder servidos pode fazer aos seus subordinados:
* Quais necessidades você tem aqui que nós não conhecemos?
* Se você pudesse mudar alguma coisa na empresa, o que mudaria?
* O que preciso fazer para ser um líder melhor?
* Como a empresa e eu podemos dar mais assistência a você?
* Você gosta do que faz aqui, por que não me diz quais são suas metas para os próximos 12 meses?
* Como tem sido o feedback das suas colocações e queixas?
* Quais obstáculos você encontra para melhorar sua performance?
Inspiração brasileira
O guru norte-americano Robert K. Greenleaf definiu a liderança servidora como um modo amplo e profundo de ver a vida e o trabalho. Nas empresas onde esse novo conceito é aplicado, a antiga forma de comando “de cima para baixo” é, fatalmente, desprezada.
Em seu lugar nasce uma cultura corporativa mais igualitária. Na companhia aérea americana Jet Blue, esse jeito diferente de tocar os negócios tem inspirado lealdade dos empregados e até mesmo dos clientes. Em entrevista à edição em inglês da Harvard Business Review, publicada em março, David Neeleman, CEO e fundador da Jet Blue, afirma que se esforça para eliminar as diferenças de status entre os funcionários e servi-los melhor.
Por essa razão, David tem mesa e cadeira do mesmo tipo das usadas por qualquer um do escritório. Os executivos não têm vagas de estacionamento reservadas e o café servido na cozinha é o mesmo para todo mundo. “Eu digo aos meus pilotos que há pessoas que fazem mais dinheiro na empresa do que outras, mas isso não significa que você deve ostentar essa condição”, diz David na entrevista. Os passageiros da companhia também são tratados sem distinção de classes dentro dos aviões.
David teve o insight para servir em vez de ser servido após uma forte experiência de vida no Brasil. Ele esteve por aqui, há 20 anos, para um trabalho voluntário numa favela no Rio de Janeiro. O executivo, na época um recém-formado pela Universidade de Utah, descobriu um enorme prazer em ajudar as pessoas. Hoje, sempre que tem oportunidade, ele atende clientes diretamente, carrega sua própria bagagem durante as viagens e costuma alugar um carro padrão mediano. O CEO incorporou tanto os princípios da liderança servidora que apoiou a criação do Jet Blue Crewmember Crisis Fund. Todos na empresa dão dinheiro para o fundo.
Os recursos ajudam funcionários em situação de emergência. Por exemplo, quando um deles precisa ir a uma sessão de quimioterapia, a empresa paga a babá para cuidar do seu filho. Isso é servir. Por essas e outras, a empresa de David cresce ano a ano enquanto outras companhias aéreas americanas vão voando baixo em direção à bancarrota.


Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).