* Os 10 Maiores Gurus da Administração Mundial

Os 10 Maiores Gurus da Administração Mundial
O mundo dos negócios foi invadido por um grande número de consultores, empresários e executivos que oferecem soluções para os problemas corporativos modernos.
São especialistas em determinadas áreas do mundo dos negócios, como estratégia, marketing e motivação, e oferecem soluções inovadoras para as empresas de hoje. Cobram uma verdadeira fortuna por duas ou três horas de palestra, têm a agenda cheia e vendem milhões de livros em todo o planeta. São os chamados gurus da administração, que invadiram a arena empresarial nos últimos tempos e se multiplicam em progressão geométrica por todo o planeta.
Reunimos os 10 gurus mais respeitados do mundo, de acordo com número de publicações, tamanho do público atingido, o valor de cada palestra e a repercussão de suas ideia nos veículos de comunicação de todo o mundo.


1) Michael Porter
Doutor em economia, professor da Harvard Business School, dos Estados Unidos, é um dos maiores especialistas do mundo em estratégia e competitividade. É autor de 17 livros, entre eles Estratégia Competitiva: Técnicas Para Análise de Indústrias e da Concorrência (Editora Campus, 89 reais, 448 págs.), publicado em 1980 e que já está na 60ª reimpressão. A obra foi traduzida para 19 idiomas.


2) Bill Gates
Fundador da Microsoft, a maior empresa de software do mundo. Sua fortuna está avaliada em 60 bilhões de dólares, cerca de 128 bilhões de reais.


3) C. K. Prahalad
O consultor indiano, que vive nos Estados Unidos desde 1972, é professor de estratégia empresarial e negócios internacionais na Universidade de Michigan e especialista em estratégia. É autor do livro A Riqueza Na Base Da Pirâmide (Editora Bookman, 74 reais, 392 págs.), no qual mostra o potencial dos mercados em países pobres e de grande população.


4) Tom Peters
Ph.d. em Business Administration pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, é autor de mais de 10 livros sobre administração. Juntos, venderam mais de 6 milhões de cópias e foram traduzidos para 20 idiomas. Sua mais recente obra, publicada em 2004 no Brasil, é Reimagine! Excelência nos Negócios numa Era de Desordem (Editora Futura, 75 reais, 352 págs.), no qual faz um alerta para as organizações de hoje que estão despreparadas para as oportunidades de negócios do futuro.


5) Jack Welch
Foi CEO da General Eletric de 1981 a 2001 e é um dos executivos mais admirados do mundo por suas estratégias inovadoras e seu estilo de liderar. Seu livro mais novo é O Estilo Jack Welch de Liderança (Editora Campus, 45 reais, 236 págs.), publicado no ano passado no Brasil.


6) Jim Collins
Estudioso das empresas que atingiram a excelência, lecionou por sete anos na Faculdade de Administração da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, até 1995. Hoje trabalha em seu próprio laboratório de pesquisa, no Estado do Colorado. Um de seus livros, Feitas Para Durar - Práticas Bem-sucedidas de Empresas Visionárias (Editora Rocco, 54,50 reais, 408 págs.), publicado em 1995 no Brasil, ficou na lista dos mais vendidos da Business Week por mais de quatro anos


7) Philip Kotler
Economista, professor da Kellogg Graduate School of Management, na Universidade Northwestern, em Chicago, nos Estados Unidos, é considerado um dos mais brilhantes teóricos de marketing. É autor do livro Administração de Marketing (Editora Prentice-hall, 112,50 reais, 776 págs.), publicado em 1967 e que já está na 12º edição


8) Henry Mintzberg
Doutor em gestão pelo Mit Sloan School Of Management, em Massachusetts, nos Estados Unidos, é professor da Mcgill University, em Montreal, no Canadá. Foca seu trabalho em estratégia empresarial. Seu mais recente livro, publicado este ano no Brasil, MBA? Não, Obrigado! (Editora Bookman, 74 reais, 428 págs.), no qual discute os cursos de formação de novos administradores


9) Kjell Nordstrom e Jonas Ridderstrale
Autores do livro Funky Business - Talento Movimenta Capitais (Editora Makron Books, 68,50 reais, 248 págs.) E professores da Faculdade de Economia de Estocolmo, na Suécia, falam sobre as pessoas e os talentos como vantagem competitiva


10) Charles Handy
Pensador irlandês, desenvolve trabalhos que abordam o mundo em transformação e o reflexo de tais mudanças nas empresas. Foi diretor do Center for Management Development da London Business School, na Inglaterra, no ano de sua fundação, em 1975. No livro A Era da Irracionalidade (Editora Cetop, 111 reais, 243 págs.), publicado em 1989, já falava da necessidade de as empresas se adaptarem às mudanças que o mundo enfrentava, com novos perfis profissionais e novos padrões de carreira.

Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).