* Motivação é maior problema no trabalho, diz estudo

Motivação é maior problema no trabalho, diz estudo
A Sec Talentos Humanos conduziu uma pesquisa para avaliar qual a maior dificuldade enfrentada pelos profissionais no trabalho e percebeu que, diferentemente do que acontecia anteriormente, a instabilidade não é mais o grande problema.
Segundo informações do site Canal Executivo, dos 484 participantes, 28% disseram que a falta de motivação do pessoal no departamento em que trabalham é a maior dificuldade.
Por isso, segundo informações do site Canal Executivo, iniciativas de motivação organizacional cada vez mais se fazem presentes também em pequenas e médias empresas. A razão, para a Sec, é que elas melhoram consideravelmente os resultados obtidos pelas empresas e ainda promovem uma interação, que é fundamental para o bom relacionamento entre os funcionários.
Iniciativas como as da Woodlouse, loja especializada em moda masculina, mostram que a preocupação em manter os funcionários felizes e motivados vai além do aumento de salário. Além de oferecer cursos de capacitação profissional e viagens ao exterior para os consultores se atualizarem nas tendências da moda, a loja ainda presenteia, na forma de sorteio, ao final de cada mês, os funcionários com aparelhos de televisão, som e dvd. Roupas também são oferecidas conforme a quantidade de peças vendidas.
“O interesse que mostramos em acompanhar o crescimento profissional de cada funcionário parece ser o fator que mais motiva”, afirma Carlos Aziz, proprietário da Woodlouse.
Para Érica Utagava, funcionária da loja, trabalhar motivada é fator essencial no sucesso e desempenho profissional. O consultor mais novo da loja trabalha com Aziz há 10 anos.
Outro exemplo de motivação vem da Pormade, uma fábrica de portas no interior do Paraná. Após a constatação de que 80% dos funcionários iam ao trabalho de bicicleta, mas não tinham condições de manter o meio de transporte em boas condições, a empresa contratou os serviços de uma oficina para o conserto e manutenção. A oficina retira as bicicletas na empresa, no início do expediente, e as devolve consertadas no final da tarde.

Outros dados da pesquisa
Em segundo lugar, com 16%, ficou o gerenciamento de conflitos.
Empataram em terceiro lugar, com 12% dos votos, a sobrecarga de trabalho e a luta por atingir uma perfeição no menor tempo possível.
Aparecem ainda na lista administração do tempo (11%), acúmulo de funções (10%), falta de cooperação da equipe (7%) e falta de preparação técnica para as atividades (5%).


Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (www.graficamuitomaisbarata.com.br) e o Portal Consultas Contábeis. Colunistas: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).