* Como reduzir o estresse do trabalho (usando a ciência)

Como reduzir o estresse do trabalho (usando a ciência)
Um dos maiores desafios de uma empresa moderna é a redução do estresse dos seus colaboradores. Por isso, produzimos uma matéria sobre como combater esse estado de ânimo, com algumas dicas da ciência. Algumas delas você já deve ter ouvido falar - e até tentado aplicar -, mas é certo que todas podem ser levadas em conta na rotina de qualquer empresa. Se, no final das contas, conseguirmos diminuir este problema, quem ganha são todos os envolvidos na cadeia produtiva.
Em resumo, algumas dicas:
1) Faça amigos: Estudos com macacos mostram que os mais isolados socialmente liberam taxas maiores de hormônios relacionados ao estresse, apresentam um sistema imune mais fraco e uma taxa de mortalidade maior. Outros estudos revelam que o mesmo acontece com humanos que possuem poucos amigos ou familiares próximos. Ou seja, se pergunte: você prefere ser o carrancudo da empresa, ou viver mais e ainda fazer um bom networking?
2) Não se force a se exercitar: Para quem se obriga a acordar bem cedo todo dia para malhar, como eu, essa dica me pareceu a mais estranha, mas aqui vai. Enquanto fazer atividade física por livre e espontânea vontade melhora o humor, estudos com ratos forçados a andar em esteiras mostram que ir obrigado para a ginástica apenas eleva o nível de estresse do “atleta”.
3) Evite brigas: Um estudo do biólogo Robert Sapolsky com babuínos relacionou certos comportamentos da espécie com baixos níveis de estresse. Aqueles que evitavam brigas, confrontos e outros problemas acabavam não só mais tranquilos, mas se davam melhor dentro do bando. Os babuínos mais “equilibrados” se mantinham no topo da hierarquia por três vezes mais tempo do que os brigões, e ainda faziam mais sexo, outra forma eficaz de aliviar o estresse.


Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).