* Eventos Week: Os negócios da semana

Eventos Week: Os negócios da semana
Descubra se vale a pena entrar na onda dos eventos “week”: a idéia é de gerar um volume tão grande de negócios que favoreça uma queda expressiva nos preços (ou vice-versa).
Tudo começou em 1992, quando um grupo de donos de restaurante de Nova York teve uma ideia original: que tal cobrar um preço fixo por todas as refeições durante uma semana? O formato fez tanto sucesso que foi adotado por outros países — no Brasil, chegou em 2007. Em 2009, foi a vez dos spas abraçarem a ideia. Por fim, as casas noturnas entraram na dança, com a Balada Week, em 2010. Em breve, estarão abertas as incrições para as próximas edições desses eventos: os interessados devem visitar os sites http://restaurantweek.com.br, http://spaweek.com.br e http://baladaweek.com.br. Mas fica a pergunta: será que eles são vantajosos para os empresários? No caso dos spas, a resposta é clara. “Não vejo nenhuma desvantagem, só vantagens”, diz Eduardo Leal, da Clínica Cidade Jardim, em São Paulo. “O movimento chega a crescer em 50%.” Thomaz de Moraes Queiroz, do Viver Zen, no Rio, concorda. “Como estratégia de divulgação é perfeito.” Já os donos de bares e restaurantes se dividem.


RESTAURANT WEEK: VALE A PENA?
SIM
Obá: “É uma ótima oportunidade de aparecer na mídia. Além disso, a clientela pode triplicar. Em uma semana normal temos de 600 a 700 clientes, sendo que no evento recebemos 1700.”
Hugo antares, dono do restaurante.
NÃO
Eñe: “O grande volume de pessoas traz despesas adicionais. Além disso, o movimento incomoda os clientes habituais, acostumados com um clima mais calmo”.
Arcádio Martinez, proprietário do estabelecimento.
BALADA WEEK: VALE A PENA?
SIM
Na Mata Café: “Adorei a ideia de unir casas noturnas e bares em torno de um objetivo. Esperava ter um aumento de 10% de público, e foi o que aconteceu.”
Clifford Ming Teh Li, sócio da casa noturna.

NÃO
Astronete: “Apesar da boas exposição na mídia, não senti grande diferença de público. Não sei se participaria de outro evento deste tipo. Preciso repensar.”
Naomi Rosa da Silva Santana, sócia da casa noturna.


Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).