* Use seu sonho para ser um empreendedor melhor

Use seu sonho para ser um empreendedor melhor
Empreendedor não é aquele que cria uma empresa para ganhar dinheiro, é quem acredita em suas idéias, aplica sua identidade no negócio e diferencia-se dos demais.
Sr. Jorge é dono de uma indústria de produtos de limpeza no interior de São Paulo. Assim como milhares de empresários brasileiros, estava ocupado demais tentando chegar “vivo” no próximo mês. Mas ele não entendia porque, diariamente, descontava duplicatas e antecipava cheques para pagar as contas, apesar de as vendas crescerem continuamente. Sensibilizado, um amigo em comum me chamou para dar uma ajuda a esse empresário.
De imediato fiz três perguntas.
A primeira foi: “Sr. Jorge, qual é o seu sonho?”
Ele ficou surpreso. Jamais esperaria uma pergunta desse tipo em uma reunião sobre finanças. Afinal, eu estava ali para “resolver” seu problema de fluxo de caixa, não para divagar sobre assuntos existenciais. Mas, como ele não conseguia responder, esclareci: “Sei que está se sentindo desconfortável diante de uma pergunta aparentemente tão fora de contexto. Mas acredite: a resposta pode ajudá-lo a encontrar a solução do seu problema”.
Fiz essa pergunta por um simples motivo. Sonho é mais que um mero pensamento, é o que nos proporciona uma visão, um motivo que transformamos em razão e que nos impulsiona a desenvolver ações concretas para realizar algo. Quantas vezes ouvimos de nossos pais, professores e amigos a pergunta “Qual é o seu sonho?”. Por outro lado, desaprendemos a ser empreendedores quando nos perguntam: “O que você vai ser quando crescer?”. A verdade é que a sociedade não nos ensina a buscar por oportunidades. Ela inibe as pessoas que ficam com medo de inovar, assumir riscos e serem criativas.
Aí fiz a segunda pergunta: “Sr. Jorge, o que você mais gosta de fazer na sua empresa?”
Nesse momento ele parou e me disse: “Conversar com clientes e vender, mas na situação atual eu gasto todo meu tempo tentando fabricar dinheiro para pagar as contas do dia”.
Infelizmente, a escola não ajuda a descobrir o talento natural de uma pessoa. Descobri-lo e usá-lo é fundamental, pois você vai se concentrar no que sabe fazer e, em pouco tempo, fará coisas incomuns.
Na escola, somos ensinados a repetir fórmulas, e as informações são voltadas para o passado. Elas deveriam ajudar as pessoas a desenvolver suas experiências próprias, analisar, avaliar e resolver problemas e desenvolver seu próprio jeito de produzir algo positivo.
É fundamental lembrar sempre que as empresas são idealizadas, criadas e administradas por pessoas para atender pessoas. Para sobreviver, uma empresa precisa encontrar quem se identifique com a sua cultura, tenha ambições e atitudes para resolver problemas, queira colaborar e tenha paixão em servir.
A última pergunta que fiz foi: “Sr. Jorge, qual é o seu negócio?”
Esta resposta estava na ponta da sua língua: “Vender produtos de limpeza”. Respondi que, na verdade, aquele não era o seu negócio, mas sim o ramo de atividade. “As empresas costumam dedicar tão pouco tempo a essa importante questão, que talvez essa seja a mais importante causa do fracasso dos negócios”, já dizia Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna.
O principal objetivo de uma empresa é saber escutar e servir as pessoas, para buscar uma solução para suas necessidades, anseios ou desejos. Ou seja, é preciso descobrir o que sua empresa proporciona aos clientes que justifique o que eles pagam pelo produto ou serviço. O sucesso financeiro não depende de quanto sua empresa ganha, mas de como fazer o melhor para atrair quem valoriza a sua empresa, para fidelizá-lo à sua marca.
No fundo, empreendedor não é aquele que cria uma empresa para ganhar dinheiro. Empreendedor de verdade é aquele que acredita em suas idéias, aplica sua identidade no negócio e diferencia-se dos demais porque acredita que suas ações podem produzir algo de bom para outras pessoas.
Como não aprendemos empreendedorismo na escola, ficamos sujeitos àquela antiga forma de aprender: por tentativa e erro. No entanto, nenhuma aprendizagem ocorre sem uma profunda reflexão.
O Sr. Jorge finalmente entendeu que, na vida profissional, as coisas nem sempre caminham tranquilamente. A partir desse momento, ele começou agir com atitude e determinação, assumindo a responsabilidade pelas decisões e focando nas oportunidades de vendas, em vez de fabricar dinheiro. O que ele percebeu, e que muitos empresários nem sempre compreendem, é que a raiz da questão é que não somos limitados pelo mercado, e sim pela falta de imaginação.



Fale com um especialista agora mesmo!
E-mail: gerente@internationalsites.com.br
WhatsApp: (11) 9.9908-3666


Saiba mais...

Soluções International Sites Brasil

Portfólio completo de websites desenvolvidos

Promoção de Sites de Alto Desempenho


Site desenvolvido pelo Site Nota 10


em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata

Sites hospedados na International Sites Brasil



Gráfica Muito Mais Barata

Tabela de Preços

Distribuição de Folhetos

Fale Conosco

Site Nota 10

Sites Turbinados

E-mails Profissionais Turbinados

Fale Conosco


Tags: A Melhor Hospedagem de Sites e E-mails do Brasil. Hospedagem de sites e e-mails profissionais, Atualização de sites, Marketing Digital, SEO, Lojas Virtuais. Publicado por Site Nota 10.