Inadimplência do consumidor dispara em maio, segundo SCPC

Inadimplência do consumidor sobe 4,8% em maio.

O brasileiro está cada dia mais endividado, é o que demonstra os dados do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito): a inadimplência do consumidor subiu 4,8% em maio na comparação com abril de 2019.

Comércio
A contabilista Sueli Rocha Miranda explica que o número de pessoas com dívidas deve aumentar nos próximos meses: “Com uma economia estagnada, com os índices de desemprego crescendo vertiginosamente, a indústria e o comércio sem grandes expectativas de melhora, com certeza o volume de inadimplentes deve aumentar."

Número de inadimplentes tem novo recorde

O número de brasileiros inadimplentes, diz a Serasa Experian, é de 63,2 milhões, novo recorde histórico e o equivalente a 40,4% da população adulta. Em abril, o crescimento da inadimplência do consumidor foi puxado pelas dívidas com o segmento de utilities (água, energia elétrica e gás), enquanto o setor de telefonia aparece em segundo lugar. Varejo e Serviços apresentaram queda, o que, segundo o Serasa, indica que a oferta de crédito nestes segmentos pode estar encolhendo.

O segmento de Bancos e Cartões ainda figura no primeiro lugar do número de dívidas vencidas e não pagas. Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, afirma que a constante crescimento neste quesito é reflexo da dificuldade “em honrar” um pagamento que costuma ser prioridade das famílias. “Se mantido ao longo dos próximos meses, este movimento pode fazer com que o spread bancário aumente, deixando os juros ainda mais caros para o consumidor”, ressalta.