Quem você vê na foto: Albert Einstein ou Marilyn Monroe?

Quem você vê na foto?

Caso você enxergue a foto de Einstein a sua visão está perfeitamente normal! Porém, se você vê a imagem de Marilyn, é melhor ir a um oftalmologista avaliar a sua visão!
Quem tiver miopia, pode fazer o teste com e sem óculos e com certeza perceberá a diferença.
Certamente, haverá resultados distintos. Tem a visão perfeita e ficou curioso para ver a atriz de Quanto Mais Quente Melhor? Pegue distância e tente enxergar a imagem de muito longe. A sua percepção não será a mesma.
Quando a imagem está mais distante e menor, você provavelmente viu Marilyn. Conforme ela foi ficando maior e mais próxima, você provavelmente viu Einstein. Quanto mais rápido você viu o famoso físico, melhor é a sua visão.

Teste de visão

Neurocientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, criaram o teste de visão e o nomearam de “Marilyn Einstein”.
No processo, uma imagem desfocada da atriz foi colocada sobre um retrato do gênio alemão.
Por isso, trata-se de uma imagem híbrida: o que significa dizer que é uma imagem de "baixa frequência espacial" (Marilyn) combinada com uma de "alta frequência espacial" (Einstein).
Uma imagem de baixa frequência espacial não possui foco e é borrada - tudo exceto os mínimos detalhes e as linhas claras será visível.
Uma imagem de alta frequência espacial possui um alto contraste - somente as linhas claras são visíveis.
Ao combinar os dois tipos, o resultado é uma imagem normal, mas com duas maneiras de enxergá-la.

O resultado é visto na ilusão de ótica acima.

Saiba mais sobre como funciona no vídeo:
https://www.youtube.com/watch?t=33&v=tB5-JahAXfc